Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

IRS pela internet. Pode começar a entregar na sexta, mas não no Chrome

31 mar, 2016 - 07:19 • André Rodrigues

Google Chrome e Microsoft Edge deixaram de ser compatíveis com a tecnologia utilizada pelo site das Finanças. Esta terça-feira, termina o prazo para reclamar os montantes do e-factura relativos a 2015.

A+ / A-

Se está a pensar entregar o IRS do ano passado pela Internet, saiba que já não é possível fazê-lo através dos browsers Google Chrome ou Microsoft Edge. O aviso chega das próprias Finanças.

A Autoridade Tributária justifica a recomendação com o argumento de que as versões mais actuais daqueles browsers já não suportam a tecnologia Java utilizada pelo portal das Finanças.

Em alternativa, os contribuintes podem utilizar o Internet Explorer, o Safari ou o Mozilla Firefox, que podem ser descarregados de modo gratuito.

Em alternativa, podem fazer o preenchimento offline da declaração. O utilizador deve, no entanto, ter instalado a tecnologia Java para que a aplicação possa ser executada no computador nos diferentes sistemas operativos: Windows, Mac ou Linux.

O prazo para entrega do modelo 3 do IRS começa na sexta-feira.

Já esta quinta, termina o prazo para reclamar os montantes introduzidos no e-factura para fins de dedução à colecta no IRS. Ou seja, se discorda dos valores apresentados, por omissão ou incorrecção, pelo e-factura em cada secção (saúde, educação, imóveis, lares, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, alojamento, restauração e similares e ainda cabeleireiros e institutos de beleza), deverá reclamar no Portal das Finanças ou no Serviço de Finanças até às 24h00.

Caso deixe passar o prazo, poderá sempre fazer essa correcção na declaração de IRS, preenchendo os valores em falta manualmente.

Numa nota enviada à Renascença, fonte do Ministério das Finanças esclarece que, até ao momento, deram entrada nos serviços mais de 8.300 processos de reclamação relacionados com deduções à colecta do IRS, abrangendo aproximadamente sete milhões e meio de contribuintes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • miguel goncalves
    01 abr, 2016 Hampton 08:49
    Para variar já começa com problemas. Dá erro ao conetar com o servidor...
  • Miguel
    31 mar, 2016 Lisboa 20:27
    Não se esqueça que menos de metade da população portuguesa paga IRS!
  • Augusto Gonçalves
    31 mar, 2016 Oliveira de Azeméis 11:31
    É incrível como ase finanças não ouvem os avisos de falta de segurança do Java. Este anúncio não fala que nos browsers compatíveis é preciso activar o Java que em alguns SO não é muito simples.
  • Rui Pedro Guerreiro
    31 mar, 2016 Montijo 09:54
    O "problema" não é de hoje e não é só no portal da finanças, existem outros serviços/portais do estado que não funcionam com esses browsers (cartão do cidadão).
  • 31 mar, 2016 09:50
    já é possivel entregar desde ontem
  • Carlos Manuel
    31 mar, 2016 Lisboa 08:55
    Goataria que me explicassem como cerca de 8 mil procesos correspondem a cerca de 3/4 da população portuguesa, algo deve estar mal ou não?

Destaques V+