31 mar, 2016 - 07:19 • André Rodrigues
Se está a pensar entregar o IRS do ano passado pela Internet, saiba que já não é possível fazê-lo através dos browsers Google Chrome ou Microsoft Edge. O aviso chega das próprias Finanças.
A Autoridade Tributária justifica a recomendação com o argumento de que as versões mais actuais daqueles browsers já não suportam a tecnologia Java utilizada pelo portal das Finanças.
Em alternativa, os contribuintes podem utilizar o Internet Explorer, o Safari ou o Mozilla Firefox, que podem ser descarregados de modo gratuito.
Em alternativa, podem fazer o preenchimento offline da declaração. O utilizador deve, no entanto, ter instalado a tecnologia Java para que a aplicação possa ser executada no computador nos diferentes sistemas operativos: Windows, Mac ou Linux.
O prazo para entrega do modelo 3 do IRS começa na sexta-feira.
Já esta quinta, termina o prazo para reclamar os montantes introduzidos no e-factura para fins de dedução à colecta no IRS. Ou seja, se discorda dos valores apresentados, por omissão ou incorrecção, pelo e-factura em cada secção (saúde, educação, imóveis, lares, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, alojamento, restauração e similares e ainda cabeleireiros e institutos de beleza), deverá reclamar no Portal das Finanças ou no Serviço de Finanças até às 24h00.
Caso deixe passar o prazo, poderá sempre fazer essa correcção na declaração de IRS, preenchendo os valores em falta manualmente.
Numa nota enviada à Renascença, fonte do Ministério das Finanças esclarece que, até ao momento, deram entrada nos serviços mais de 8.300 processos de reclamação relacionados com deduções à colecta do IRS, abrangendo aproximadamente sete milhões e meio de contribuintes.