28 out, 2016 - 12:47
A operação de aquisição do BPI pelo CaixaBank foi autorizada pelo Banco Central Europeu (BCE), revelou esta sexta-feira, em Barcelona, o presidente executivo do banco espanhol, Gonzalo Gortázar.
No início da conferência de imprensa em que apresentou os resultados dos primeiros nove meses de 2016 do CaixaBank, Gortázar disse que o banco recebeu a autorização do BCE para avançar. O banco catalão espera levar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) em curso "a bom porto nos próximos meses”.
O objectivo é que o BPI lidere a banca em Portugal. O CaixaBank já é o maior accionista do BPI, com cerca de 45%.Terá, entretanto, que enfrentar os pequenos accionistas, que querem negociar o preço das acções e ameaçam impugnar a venda.
Os pequenos accionista exigem quase três vezes mais pelas acções do Banco de Fomento Angola, 3,15 euros por cada título, em vez dos 1,134 euros prometidos na OPA.
O banco com sede em Barcelona teve lucros de 970 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2016, menos 2,6% face ao período homólogo, incluindo impactos extraordinários associados à integração do Barclays em 2015.