Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Transportes vão ter aumento máximo de 2,5% em 2018

13 dez, 2017 - 17:46

Os cartões dos títulos de transporte Lisboa Viva, Viva Viagem/7 Colinas e Andante não vão sofrer aumentos.

A+ / A-

O preço dos bilhetes dos transportes públicos vai aumentar no próximo ano num máximo de 2,5%, segundo um despacho do Governo, embora os cartões Lisboa Viva, Viva Viagem/7 Colinas e Andante não sofram aumentos.

De acordo com o despacho dos gabinetes dos secretários de Estado do Tesouro, das Infraestruturas e Adjunto e do Ambiente, a actualização a aplicar em cada tarifa de cada título de transporte não pode ser superior a 2,5% sobre a tarifa actual.

Já para os transportes colectivos rodoviários interurbanos de passageiros em percursos inferiores a 50 quilómetros (Rodoviária), bem como para os transportes colectivos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (Carris e STCP), incluindo transportes fluviais, e comboios urbanos e suburbanos em percursos inferiores a 50 km foi fixada em 2% a percentagem máxima de aumento médio.

Os cartões dos títulos de transporte Lisboa Viva, Viva Viagem/7 Colinas e Andante não vão sofrer aumentos nos seus preços.

Entretanto, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) considerou hoje que o despacho do Governo sobre o aumento das tarifas para o próximo ano "protege melhor os direitos e os interesses dos passageiros, face ao despacho que vigorou em 2017".

"A AMT considera que o despacho normativo está em conformidade com o actual enquadramento legal e vem facilitar a intervenção das entidades públicas e a articulação entre estas e os operadores, bem como a aferição da efectiva existência de incumprimentos das normas existentes", pode ler-se no parecer da AMT.

De acordo com o parecer, a Autoridade irá acompanhar "a execução do despacho pelas autoridades de transporte locais e pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes para efeitos de fiscalização do seu cumprimento, e também por forma a sustentar um futuro modelo mais estável, com base na experiência obtida".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pipa
    29 dez, 2017 lisboa 12:49
    os cartoes foi muito ma ideia é so para gastar mais dinheiro é só cartoes
  • Vera
    14 dez, 2017 Palmela 11:31
    O aumento dos transportes, é burrice! se aumentam os transportes as pessoas em vez de se dirigirem às lojas, dirigem-se à Net! e assim sendo, o comércio fica parado! vejam se acordam! os tempos mudaram!!! as novas tecnologias levam-nos aos outros países, num abrir e fechar de olhos! mas se gostam que os outros países se riam de nós, então aumentem! seremos num futuro próximo 'Os Bobos da Corte'. Não se iludam quando na UE, ficam muito sorridentes para nós, portugueses, porque eles não se estão a rir para nós! estão a rir-se de nós! Aprendam a distinguir um sorriso por amizade, de um sorriso por interesse! Pois, eu já aprendi...
  • mendes
    13 dez, 2017 braga 17:55
    acabou a crise --sobe sobe balao sobe----

Destaques V+