Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Notas de 500 euros vão ser retiradas de circulação

07 jan, 2019 - 16:29 • Redação

No entanto, e mesmo após a entrada em vigor da medida, o Banco Central Europeu explica que as notas continuam a ser válidas e podem ser utilizadas para pagamentos.

A+ / A-

Os bancos centrais dos países da Zona Euro vão reter as notas de 500 euros a partir de 27 de janeiro.

O objetivo é combater a fraude fiscal, uma vez que estas notas estão muitas vezes associadas a atividades criminosas, como esquemas ilegais de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas ou terrorismo.

Apesar de terem deixado de ser produzidas há quatro anos, há ainda mais de 500 milhões de notas destas em circulação na Europa.

No entanto, e mesmo após a entrada em vigor da medida, as notas continuam a ser válidas e podem ser utilizadas para pagamentos. "A nota de 500 euros, tal como outras notas de euro, vai sempre ter o seu valor e pode ser trocada nos bancos nacionais da Zona Euro num período ilimitado de tempo", afirmou o Banco Central Europeu.

O mesmo assegura ainda que, juntamente com os bancos centrais nacionais da área do euro, "tomará medidas para garantir que as restantes notas estão disponíveis em quantidades suficientes".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    08 jan, 2019 Matosinhos 11:52
    O quê???!!! Havia notas de 500 euros a circular???!!! Não dei por nada!...

Destaques V+