Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estado condenado a pagar 17 milhões a privado que geria Hospital de Braga

06 fev, 2019 - 11:23 • Susana Madureira Martins com Lusa

Governo decidiu suspender novo concurso que tinha por objetivo renovar a parceria público-privada. O Estado volta a assumir a gestão.

A+ / A-

O Tribunal Arbitral condenou o Estado ao pagamento de 17 milhões de euros ao grupo privado que tem gerido o Hospital de Braga. O anúncio foi feito pela própria ministra da Saúde, Marta Temido, que está a ser ouvida no Parlamento, onde está a ser ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a pedido do Bloco de Esquerda, sobre a gestão do hospital de Braga,.

A decisão foi tomada no final de janeiro. O Grupo Mello exigia o pagamento de 33 milhões de euros por tratamentos relativos ao VIH-Sida e Esclerose Múltipla feitos em ambulatório. A unidade de saúde tem continuado a garantir estes serviços, apesar de o Governo ter decidido, em 2016, não renovar o contrato de prestação de cuidados a utentes com aquelas patologias.

Marta Temido adiantou ainda que os trabalhos para lançar um novo concurso de gestão da unidade hospitalar estão suspensos e que o que está agora em causa é preparar o processo de reversão para a esfera pública. O atual contrato daquela PPP termina em agosto de 2019.

A ministra da Saúde insiste que a qualidade dos serviços e cuidados prestados não será afetada, apesar de assumir que o processo de reversão da gestão para a esfera pública é "complexo e traz alguns riscos".

"Mas estamos convictos de que vai correr bem", disse Marta Temido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eduardo Santos
    06 fev, 2019 19:29
    É deveras lamentável que o actual Governo de esquerda se dê ao luxo de "atirar fora" o dinheiro dos portugueses, só para reverter o Hospital de Braga para o sector estatal público. Manter a qualidade de serviço? Isso é o que veremos a seguir, mas os outros hospitais públicos não são o melhor exemplo. Pelos vistos governar ideologicamente não parece difícil, e não é, quando se trata do dinheiro dos portugueses. A saúde é apenas um dos sectores que agora entra em acção, mas muitos outros sectores já foram nacionalizados, ou estão a caminho disso. Quanto custam estas nacionalizações? Aquelas (nacionalizações) que já foram feitas melhoraram os sectores? Em minha opinião não, mas sou apenas um português que não é político, nem usufrui da mesma.

Destaques V+