Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bruxelas aprova 50 milhões para modernizar linha de Cascais

09 jul, 2020 - 11:03 • Redação

O investimento estimado para a modernização da linha ferroviária suburbana é de 70 a 75 milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal.

A+ / A-

A Comissão Europeia aprovou um investimento de 50 milhões de euros para modernizar a linha de caminhos de ferro de 25 km entre Lisboa e Cascais, uma linha que serve dezenas de milhares de pessoas diariamente.

Este apoio, com verbas provenientes do Fundo de Coesão, representa cerca de dois terços do investimento de 70 a 75 milhões de euros que a Infraestruturas de Portugal (IP) estimava, em dezembro do ano passado, lançar em concursos este ano.

“A linha Lisboa-Cascais é a segunda mais movimentada da rede ferroviária nacional. Ao torná-la mais segura e mais eficiente, queremos incentivar a transição dos carros para os transportes públicos de dezenas de milhares de pessoas que se deslocam para Lisboa todos os dias e, assim, reduzir a congestão do tráfego e a poluição, a fim de obter um ambiente urbano mais saudável e mais limpo”, disse a comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

De acordo com a nota, os trabalhos incluem a instalação de novos sistemas elétricos, de sinalização e de controlo destinados a tornar as viagens de comboio mais seguras e eficientes do ponto de vista energético. "Graças aos esforços de modernização do sistema elétrico, estima-se que o consumo de energia seja reduzido em 50 %, uma vez o projeto concluído, em 2023."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+