Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Imigrantes podem ter "via verde" como medida para acelerar obras do PRR

07 dez, 2024 - 13:43 • Redação

A intenção do Governo terá sido espoletada por os concursos públicos para estas obras ficarem sem concorrentes.

A+ / A-

As empresas de construção podem vir a ter uma "via verde" para a contratação de trabalhadores imigrantes, solução que o Governo de Luís Montenegro está a estudar desde junho deste ano, segundo a edição deste sábado do "Jornal de Notícias".

O "JN" avança que, neste sistema, a entrada dos trabalhadores estrangeiros acontecerá mediante uma responsabilização do patrão. A empresa vai ter de garantir um contrato de trabalho, residência e ainda formação profissional - o que permite que estes imigrantes fiquem no país até conseguirem o visto de residência.

A medida estará a ser desenhada para ajudar na conclusão das obras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que têm de estar prontas no final de 2025. Segundo o "JN", o setor da construção precisa de mais 80 mil trabalhadores para responder à procura criada pelo PRR, depois de já ter ganhado 89 mil trabalhadores nos últimos cinco anos - tem agora 366 mil trabalhadores, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.

A intenção do Governo terá sido espoletada por os concursos públicos para estas obras ficarem sem concorrentes.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+