Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vice-presidente da Fed responsável pela regulação bancária demite-se

06 jan, 2025 - 18:53 • Lusa

Michael Barr alega que "o ambiente atual", antes da posse de Donald Trump, não é propício ao cumprimento da sua missão.

A+ / A-

O vice-presidente da Reserva Federal (Fed) responsável pela supervisão bancária nos Estados Unidos, Michael Barr, anunciou esta segunda-feira a demissão, alegando que "o ambiente atual", antes da posse de Donald Trump, não era propício ao cumprimento da sua missão.

O risco de conflito em torno desta função pode desviar-nos da nossa missão [de supervisão e regulação do sistema financeiro]", indica o responsável num comunicado do banco central.

"No ambiente atual, considerei que seria mais útil servir os americanos no meu papel de [simples] governador", declarou Barr, a poucos dias de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos, no próximo dia 20.

Michael Barr, que tem funções criadas após a crise financeira de 2008, tinha sido nomeado pelo Presidente cessante dos Estados Unidos, Joe Biden.

A sua demissão torna-se efetiva a partir de 28 de fevereiro e vai permitir a Donald Trump escolher um sucessor entre os membros do comité de política monetária do banco central norte-americano.

A escolha de Trump poderá levar a um recuo na regulação do sistema financeiro, embora a Fed tenha manifestado a intenção de a reforçar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+