Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Centeno "está a fazer mal ao Banco" de Portugal, acusa ex-ministro Braga de Macedo

07 jan, 2025 - 19:59 • Pedro Mesquita

Governo vai convocar reunião da comissão de vencimentos do Banco de Portugal (BdP) para avaliar salários na administração. Braga de Macedo, antigo ministro das Finanças, admite à Renascença que “a decisão pode não ser normal ou comum”, mas também “não choca minimamente que o faça”.

A+ / A-
Centeno "está a fazer mal ao Banco" de Portugal, acusa ex-ministro Braga de Macedo

O governador Mário Centeno “está a fazer mal” ao Banco de Portugal, diz à Renascença o antigo ministro das Finanças Jorge Braga de Macedo.

Mário Centeno “tem tido um comportamento de exceção: ‘eu sou tudo, eu quero tudo, eu posso tudo’. Não me surpreende porque é um bocado o estilo dele, mas que obviamente não me satisfaz”, sublinha Braga de Macedo.

Confrontado pela Renascença com a notícia de que o atual ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, vai convocar reunião da comissão de vencimentos para avaliar salários na administração do Banco de Portugal (na sequência da polémica relacionada com Hélder Rosalino), Braga de Macedo admite à Renascença que não fica chocado: “Se convoca uma reunião dessas pode não ser normal ou comum, mas não me choca minimamente que o faça”.

Como olha para a notícia, já confirmada à Renascença por fontes governamentais, de que o Ministério das Finanças pretende convocar uma reunião da Comissão de Vencimentos para avaliar salários na administração do Banco de Portugal? Fica surpreendido?

Se [o Ministério das Finanças) convoca uma reunião dessas... pode não ser normal ou comum, mas não me choca minimamente que o faça. É um ministério muito grande, são muitas competências e, portanto, enfim, a falar que a gente se entende.

Mas não lhe soa a estranho, vindo justamente na sequência de toda a polémica com Hélder Rosalino a envolver Mário Centeno?

Não. O que eu acho é que, realmente, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, tem tido um comportamento de exceção: "eu sou tudo, eu quero tudo, eu posso tudo", que não me surpreende porque é um bocado o estilo dele, mas que obviamente não me satisfaz. Acho que ele, de facto, está a fazer mal ao Banco.

Está a fazer mal ao Banco, disse?

Sim, sim, eu acho que ele está a fazer mal ao Banco. Não está a ter uma atitude correta, na minha perspetiva.

Porquê, concretamente?

Está, no fundo, a fulanizar um problema que, na realidade, é uma decisão do Governo. E, portanto, não vejo razão para aquele alarido todo, e desconfio. O que eu estranho é, de facto, que ele esteja nesta fúria de estar nos jornais.

Pode estar relacionado com o facto de ser um possível candidato à Presidência da República?

Olhe, tudo é possível no nosso Portugal.

Seja como for, há esta resposta - podemos entender assim - do ministro das Finanças. É possível reavaliar os salários, ou seja, seria possível baixar salários no Banco de Portugal?

Eu não sei, mas é uma coisa é certa: nunca se poderia fazer sem falar com as comissões em questão. Portanto, ao propor uma reunião, penso que o ministro está a informar-se e a ter os elementos que lhe permitam decidir.

Não pode soar a vingança?

Isso já faz parte do foro íntimo. Penso que seria muito difícil que o ministro fizesse isso apenas para se divertir. Agora, é uma pessoa que quer ir ao fundo da questão. E para isso, quantas vezes a pessoa faz reuniões, e às vezes até nem servem para nada, mas pronto tem que tem que se inteirar, ter a sua opinião. Não me choca, portanto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+