Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Hélder Rosalino nomeado administrador de empresa do Banco de Portugal (após polémica)

08 jan, 2025 - 20:08 • Ricardo Vieira

O antigo secretário de Estado foi nomeado membro do conselho de administração da Valora, S.A., empresa impressora de notas detida a 100% pelo banco central.

A+ / A-

Hélder Rosalino, que desistiu de um cargo na secretaria-geral do Governo após uma polémica com o salário, foi nomeado administrador de uma empresa detida pelo Banco de Portugal (BdP), foi esta quarta-feira anunciado.

O antigo secretário de Estado foi nomeado membro do conselho de administração da Valora, S.A., empresa impressora de notas detida a 100% pelo banco central.

A decisão foi tomada numa reunião que teve lugar na terça-feira, indica o Banco de Portugal.

"Esta nomeação estava prevista desde novembro de 2024, sendo retomada após ter sido suspensa na sequência de um convite dirigido a Hélder Rosalino para funções fora do Banco", refere a instituição liderada por Mário Centeno, em comunicado.

A escolha é justificada com "a experiência de Hélder Rosalino como Diretor do Departamento de Emissão e Tesouraria do Banco de Portugal e, posteriormente, como Administrador com o pelouro desse Departamento e como membro do Conselho de Administração da Valora, cargos que desempenhou durante vários anos".

A nomeação terá ainda de ser confirmada em assembleia-geral da Valora.

O Conselho de Administração do Banco de Portugal nomeou também administrador com o pelouro do Departamento de Emissão e Tesouraria, Luís Morais Sarmento, como representante no conselho de administração da Valora, em substituição da administradora Helena Adegas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    08 jan, 2025 PORTUGAL 21:23
    Em 1972, após ter terminado a Especialidade de Amanuense no RAL4 em Leiria, fui colocado DEFINITIVAMENTE numa secção MILITAR onde exercia funções com mais os seguintes Militares: 1 Tenente Coronel, 1 Capitão, um Tenente Miliciano, 1 Alferes Miliciano, EU, 2 Cabos escriturários e 1 Ordenança. Aqui, no BANCO DE PORTUGAL e EMPRESAS ASSOCIADAS, são mais os ADMINISTRADORES do que o Pessoal AUXILIAR. Afinal Senhor Primeiro Ministro, o Senhor não GOVERNA para as PESSOAS, como PROMETIDO, pois as PESSOAS é que se GOVERNAM. Não leve a mal, mas se não puser ordem na casa, não tardará muito a IR A BANHOS na praia da TORREIRA e EU não queria. Se ANTES eram ELES que mandavam, agora são ELES que se ESCOLHEM. Assim sendo, venha o DIABO e pode escolher. Não COMEMOREM mais o dia 25.

Destaques V+