Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tecnologia

Nvidia perde mais do dobro do PIB português num dia devido a app chinesa

27 jan, 2025 - 21:10 • João Pedro Quesado , Diogo Camilo

Empresa de semicondutores, software e inteligência artificial estava perto dos 600 mil milhões de euros de perdas em bolsa com apenas hora e meia para o fecho do mercado.

A+ / A-

A empresa tecnológica Nvidia está a caminho de estabelecer o recorde de maior perda de valor em bolsa num único dia, com as ações a cair 17% durante a tarde desta segunda-feira. A queda, que se estendeu a outras empresas do setor, deve-se ao anúncio da empresa chinesa DeepSeek de que desenvolveu um modelo de inteligência artificial que utiliza menos dados e custou uma fração de serviços atuais.

Até às 19h30 portuguesas, a Nvidia já tinha perdido 584,2 mil milhões de euros em valorização de mercado em Wall Street, segundo contas da Renascença. A Microsoft, segunda empresa que mais perdeu valor esta segunda-feira, viu a valorização em bolsa cair 93,5 mil milhões de euros até à mesma hora. Já a Alphabet, dona da Google, perdeu 74,3 mil milhões de euros, enquanto a Amazon viu o seu valor cair em 23 mil milhões.

Entre as maiores empresas do sector tecnológico, as únicas que estavam a ganhar valor em bolsa eram a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp), que valorizou em 4 mil milhões de euros. Também a Apple cresceu esta segunda-feira, ganhando 126 mil milhões de euros.

A queda da Nvidia quebra o anterior recorde de maior perda de capitalização em bolsa num dia, que já era da Nvidia, e foi registado a 3 de setembro de 2024 - dia em que a tecnológica perdeu cerca de 265 mil milhões de euros em bolsa.

A perda de valor significa que a Nvidia, que estava perto dos 4 biliões de euros de valor de mercado, caiu para 3,3 biliões de euros.

A inteligência artificial tem sido um motor de crescimento da Nvidia. Em 2024, a empresa teve lucros estimados em 63,5 mil milhões de euros, um aumento exponencial em comparação com os 4,5 mil milhões de euros que registou de lucro em 2022.

O crescimento deve-se à grande procura de unidades de processamento gráfico (GPU) da Nvidia por empresas como a Meta, a Tesla e a OpenAI (detida a 49% pela Microsoft).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+