Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Manuela Ferreira Leite convidada para o Banco de Portugal

22 jan, 2025 - 20:38 • Ricardo Vieira

Ministro das Finanças vai propor quatro nomes para o conselho consultivo do banco central.

A+ / A-

Manuela Ferreira Leite, antiga ministra das Finanças e líder do PSD, foi convidada para integrar os quadros do Banco de Portugal (BdP), avançou esta quarta-feira uma fonte governamental ao jornal ECO.

O nome de Manuela Ferreira Leite vai ser proposto pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, para o conselho consultivo do banco central.

Aos 84 anos, será um regresso da antiga ministra das Finanças e da Educação ao Banco de Portugal, onde já exerceu o cargo de coordenadora no gabinete de estudos, em 1986.

Cecília Meireles, antiga secretária de Estado do Turismo num governo PSD/CDS; Filipe Santos, reitor da Católica-Lisbon School of Business and Economic; e João Pedro Nunes, professor de Finanças no ISCTE são as restantes personalidades convidadas para o conselho consultivo do Banco de Portugal.

Os quatro nomes serão submetidos a aprovação no Conselho de Ministros, por proposta do ministro das Finanças, o que deverá acontecer nesta ou na próxima semana.

O conselho consultivo é liderado pelo governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, que termina o primeiro mandato no verão.

Centeno já veio a público anunciar que não será candidato à Presidência da República, nas eleições de 2026, e que pretende continuar no cargo.

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirma que o nome do próximo governador do Banco de Portugal ainda não foi discutido no Conselho de Ministros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+