Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra comercial

Depois do México, Trump suspende tarifas ao Canadá por 30 dias

03 fev, 2025 - 22:02 • Ricardo Vieira, com Reuters

A decisão acontece após uma conversa telefónica entre Donald Trump e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta segunda-feira a suspensão, por 30 dias, da imposição de tarifas alfandegárias de 25% ao Canadá.

A decisão acontece após uma conversa telefónica entre Donald Trump e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

"O Canadá concordou em garantir que teremos uma fronteira norte segura e em, finalmente, acabar com o flagelo mortal de drogas como o fentanil que têm invadido o nosso país, matando centenas de milhares de americanos, ao mesmo tempo que destrói as suas famílias e comunidades em todo o nosso país", escreveu Trump, nas redes sociais.

Ainda de acordo com o Presidente norte-americano, o Canadá vai implementar um plano de 1,3 mil milhões de dólares para reforçar a segurança na fronteira com os EUA.

“Como Presidente, é minha responsabilidade garantir a segurança de todos os americanos, e é exatamente isso que estou a fazer. Estou muito satisfeito com este resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado serão suspensas por um período de 30 dias para ver se um acordo económico final com o Canadá pode ou não ser estruturado. Justiça para todos!”, defende Donald Trump.

O Presidente dos Estados Unidos já tinha decidido suspender esta segunda-feira a aplicação de taxas alfandegárias de 25% aos produtos vindos do México.

Donald Trump anunciou também taxas alfandegárias de 10% para os produtos da China e avisou que a União Europeia também será alvo de tarifas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+