Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Tornar a América rica outra vez". Trump aplica taxa de 25% ao aço e alumínio

10 fev, 2025 - 23:15 • Ricardo Vieira, com Reuters

“Isto é um grande negócio", declarou o Presidente norte-americano, em mais uma etapa da guerra comercial.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou esta segunda-feira uma ordem executiva com taxas de 25% para o aço e o alumínio que entrarem nos Estados Unidos.

“Isto é um grande negócio. É o início de tornar a América rica outra vez”, disse Donald Trump, na Sala Oval, na Casa Branca.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O Presidente norte-americano sublinha que as taxas de 25% para as importações de aço e alumínio não terão exceções, depois na semana passada ter anunciado a suspensão por 30 dias das tarifas ao Canadá e ao México.

No primeiro mandato, Donald Trump também decidiu aplicar tarifas alfandegárias ao aço e ao alumínio.

O Presidente norte-americano argumenta que a medida contribui para a criação de empregos e para a redução do défice comercial, mas também para castigar os países que se "estão a aproveitar" das empresas dos Estados Unidos.

“As tarifas de aço e alumínio 2.0 porão fim ao dumping estrangeiro, impulsionarão a produção interna e garantirão que as nossas indústrias de aço e alumínio sejam a espinha dorsal e as indústrias pilares da segurança económica e nacional da América”, disse Peter Navarro, conselheiro de Donald Trump.

A Comissão Europeia prometeu, esta segunda-feira, que vai reagir às taxas alfandegárias de 25% sobre aço e alumínio.

"A UE não vê justificação para a imposição de taxas alfandegárias nas suas exportações. Vamos reagir para proteger os interesses dos negócios, trabalhadores e consumidores europeus de medidas injustificadas", declarou a Comissão Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+