11 fev, 2025 - 00:09 • Diogo Camilo
Um consórcio de investidores liderado por Elon Musk avançou esta segunda-feira com uma proposta para comprar a Open AI, a empresa responsável pelo ChatGPT, por 97,4 mil milhões de dólares (cerca de 94,5 mil milhões de euros), avança o Wall Street Journal.
A resposta do diretor-executivo da Open AI não demorou: “Não, obrigado. Mas podemos comprar o Twitter por 9,74 mil milhões se quiseres”, escreveu na rede social X, da qual Musk é dono. O homem mais rico do mundo deixou apenas uma palavra: “Aldrabão”.
A oferta, refere o jornal norte-americano, foi enviada ao conselho de administração da Open AI pelo advogado de Musk, Marc Toberoff, no qual diz que “é tempo de a Open AI voltar a ser uma força do bem”.
Segundo o Wall Street Journal, a proposta veio da empresa de inteligência artificial de Musk, a xAI, que poderia fundir-se com a Open AI, caso o negócio chegue a bom porto.
A tensão entre Musk e Altman cresce, depois de o dono da Tesla e da rede social X terem cofundado a Open AI em 2015. Quatro anos depois, Musk abandonou a empresa e Altman tornou-se CEO.
E a proposta surge também num momento particularmente relevante: a 22 de janeiro, Donald Trump anunciou a criação do projeto Stargate, que irá investir 500 mil milhões de dólares em inteligência artificial nas empresas Oracle, Soft Bank e Open AI. Musk, que integra a agência DOGE, de eficiência governamental, sugeriu que os investidores não têm fundos para o projeto.
Neste momento, a Open AI está avaliada em 157 mil milhões de euros, sendo uma das empresas privadas mais valiosas do mundo, e encontra-se numa fase de transição para deixar de ser uma entidade sem fins lucrativos - o que significa que precisa de capital para desenvolver os seus modelos de inteligência artificial.