Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PRR. Depois da denúncia, Estado começa a restituir IVA

25 fev, 2025 - 21:56 • Fátima Casanova

Está em marcha o processo de restituição do IVA a 46 entidades, num montante de cerca de 1,2 milhões de euros. Dinheiro começa a chegar mais de uma semana após o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento ter denunciado, na Renascença, que os atrasos na devolução do imposto estavam a pressionar a tesouraria de muitas instituições.

A+ / A-

Sem revelar os montantes que estão em dívida, fonte do Ministério do Trabalho e Segurança Social revela à Renascença que está “em curso uma operação de restituição do IVA suportado pelas instituições, que abrangerá 46 entidades e restituirá cerca de 1,2 milhão de euros”.

A resposta do gabinete da ministra Maria do Rosário Palma Ramalho foi dada mais de uma semana depois do presidente da comissão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, ter denunciado na Renascença que os atrasos na devolução do imposto estavam a pressionar a tesouraria de muitas instituições.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

A devolução do IVA é uma decisão que vem do anterior Governo e aplica-se às entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, que colaboram com o Estado na execução do PRR.

O gabinete da ministra do Trabalho e Segurança Social diz ainda que o Instituto da Segurança Social está a preparar outra operação para restituir cerca de um milhão de euros a 54 entidades.

Depois de admitir constrangimentos no registo de pedidos de reembolso, nesta mesma resposta à Renascença é sublinhada a vontade em acelerar o processo com reforço das equipas no próximo mês.

“Submetida e validade a despesa, o Instituto da Segurança Social tem vindo a trabalhar para reduzir o tempo de submissão de um pedido de reembolso e a sua decisão, com a equipa de pagamentos a ser reforçada a partir de março”, refere o Ministério do Trabalho e Segurança Social.

Uma das situações em que o Estado está a falhar no reembolso do IVA, diz respeito à Misericórdia de Alenquer.

Em dívida está meio milhão de euros, como a Renascença denunciou a 14 de fevereiro, uma dívida que se mantém ainda nesta terça-feira, 25 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+