Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Autoeuropa vai produzir o novo carro elétrico da Volkswagen

11 mar, 2025 - 10:14 • Olímpia Mairos

Ministro da Economia destaca que com esta decisão é “assegurado o futuro da unidade de Setúbal”, ao mesmo tempo que a economia portuguesa “dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel europeu”.

A+ / A-

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento que coloca Portugal na vanguarda da transição energética do setor na Europa.

Citado em comunicado, o ministro da Economia, Pedro Reis, congratula-se com o investimento, afirmando que “este é um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz para todos nós”.

Para o governante, “de uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos.”

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Ainda segundo o ministro Pedro Reis, com esta decisão da Volkswagen, a economia portuguesa dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel europeu.

Por sua vez, Thomas Hegel Gunther, Ceo da Volkswagen Autoeuropa, refere que “é com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. EVERY1, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa”.

“Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação”, acrescenta, agradecendo “o apoio do Governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país”.

No comunicado do Ministério da Economia salienta-se ainda que “com este novo investimento vai também liderar a necessária transição energética do setor, afirmando-se como uma fábrica de futuro. Além da produção do novo modelo automóvel, a decisão agrega uma fábrica eletrificada de nova geração e a adoção de novos processos de produção e logísticos, bem como a assemblagem robotizada de sistemas de baterias”.

A fábrica de Palmela vai tornar-se mais eficiente e capaz de competir com fabricantes mundiais, alinhando a empresa, e Portugal, com os objetivos climáticos europeus de neutralidade carbónica, num cenário em que a União Europeia está a limitar a produção de carros a combustão e híbridos”, acrescenta a nota.

O Governo acredita que “em conjunto com este programa de investimentos, da ordem de várias centenas de milhões, esta decisão tem também o potencial de atrair novos fornecedores para Portugal e para o cluster automóvel, nomeadamente no âmbito dos veículos elétricos”.

O investimento da Volkswagen sucede à escolha da Calb e à contratualização de 420 milhões de euros, através da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), em 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+