Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

BCE deve ser prudente na política de taxas de juro devido a incerteza

27 mar, 2025 - 16:41 • Lusa

O BCE está confiante de que a inflação irá descer nos próximos trimestres para a sua meta de médio prazo de 2%, mas antevê que os conflitos comerciais possam ter um impacto ascendente na inflação.

A+ / A-

"Dadas as incertezas, como as guerras comerciais, as potenciais tarifas e até o potencial impacto da política orçamental, temos de ser extremamente prudentes", afirmou o responsável do BCE numa conferência organizada pelo Instituto de Finanças Internacionais, em Bruxelas.

Segundo avançou a EFE, Luis de Guindos disse continuar "cauteloso" e acreditar "que a abordagem de ajustamento com base em dados e reunião a reunião é a correta".

O BCE está confiante de que a inflação irá descer nos próximos trimestres para a sua meta de médio prazo de 2%, mas antevê que os conflitos comerciais possam ter um impacto ascendente na inflação, embora o maior impacto seja sentido no crescimento económico da zona euro, apontou o vice-presidente.

Neste sentido, Luis de Guindos indicou que, na sua reunião de abril, o Conselho de Administração do BCE vai analisar os dados sobre a evolução da situação e espera ter mais clareza sobre "o resultado final das tarifas dos EUA" e uma eventual retaliação da União Europeia.

"Depois decidiremos em conformidade, mas hoje é muito difícil dizer o que faremos em abril", disse, depois de lembrar que o BCE já implementou seis cortes nas taxas de juro desde junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+