Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bolsas no vermelho. Mercados antecipam em queda o anúncio das tarifas norte-americanas

02 abr, 2025 - 10:05 • Jaime Dantas , Olímpia Mairos

Para o economista e comentador da Renascença João Duque, a reação das bolsas é razoável face à incerteza gerada pelas ações do Presidente norte americano.

A+ / A-

As bolsas europeias estão pintadas de vermelho. É a reação dos mercados às tarifas recíprocas anunciadas por Donald Trump e que entram em vigor esta quarta-feira.

O índice português, PSI 20, cai 0,58%, para os 6.910,52 pontos. Na terça-feira, a bolsa de Lisboa encerrou em alta, com o índice PSI a ganhar 1,24% para 6.950,65 pontos, destacando-se a Jerónimo Martins, que se valorizou 3,57%.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

A recessão é maior em Frankfurt, onde o DAX perde 1,2%, Paris, 0,7% e Londres, 0,5%.

Para o economista e comentador da Renascença, João Duque a reação das bolsas é razoável face à incerteza gerada pelas ações do Presidente norte americano.

“Esta reação é razoável, porque neste momento há uma nuvem de desconhecimento”, diz João Duque.

O professor universitário acrescenta que “não se sabe exatamente quais são os impactos que vamos ter”, assinalando que “o impacto não é hoje, que se verifica no mercado”.

“O efeito nos preços concretos do dia-a-dia só passado o tempo necessário para pôr em stock ou, digamos assim, no mercado os produtos que agora são importados com tarifas”, conclui.

Os mercados europeus estão a registar perdas, no primeiro dia de tarifas recíprocas dos Estados Unidos, intitulado por Donald Trump como “Dia da Libertação da América”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+