02 abr, 2025 - 10:05 • Jaime Dantas , Olímpia Mairos
As bolsas europeias estão pintadas de vermelho. É a reação dos mercados às tarifas recíprocas anunciadas por Donald Trump e que entram em vigor esta quarta-feira.
O índice português, PSI 20, cai 0,58%, para os 6.910,52 pontos. Na terça-feira, a bolsa de Lisboa encerrou em alta, com o índice PSI a ganhar 1,24% para 6.950,65 pontos, destacando-se a Jerónimo Martins, que se valorizou 3,57%.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
A recessão é maior em Frankfurt, onde o DAX perde 1,2%, Paris, 0,7% e Londres, 0,5%.
Para o economista e comentador da Renascença, João Duque a reação das bolsas é razoável face à incerteza gerada pelas ações do Presidente norte americano.
“Esta reação é razoável, porque neste momento há uma nuvem de desconhecimento”, diz João Duque.
O professor universitário acrescenta que “não se sabe exatamente quais são os impactos que vamos ter”, assinalando que “o impacto não é hoje, que se verifica no mercado”.
“O efeito nos preços concretos do dia-a-dia só passado o tempo necessário para pôr em stock ou, digamos assim, no mercado os produtos que agora são importados com tarifas”, conclui.
Os mercados europeus estão a registar perdas, no primeiro dia de tarifas recíprocas dos Estados Unidos, intitulado por Donald Trump como “Dia da Libertação da América”.