Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra comercial

Bolsas asiáticas em queda no primeiro dia de taxa adicional de 10% das tarifas de Trump

09 abr, 2025 - 07:10 • Jaime Dantas

A taxa adicional de 10% tem como objetivo responder à tarifa de 34% imposta pela China aos Estados Unidos que, por sua vez, também já era reação ao plano de tarifas recíprocas anunciado por Donald Trump.

A+ / A-

Os principais índices asiáticos estão no vermelho esta quarta-feira, dia em que começam a ser aplicadas as tarifas adicionais anunciadas pelos Estados Unidos.

Às 7h19, o índice japonês Nikkei 225 recuava 3.52% ao passo que a bolsa Hong Kong caía 0.87%. Em sentido contrário, Shanghai crescia 1%.

Estas taxas somam à tarifa mínima global que já começou a ser aplicada desde sábado e são a concretização da ameaça feita por Donald Trump, na sequência da retaliação de Pequim ao plano de tarifas recíprocas de Washinton, que acrescentou uma tarifa de 34% aos 20% já em vigor.

Os chineses responderam na mesma moeda, aplicando os mesmo imposto de 34% sob as importações vindas dos Estados Unidos. Donald Trump exigiu que o país asiático voltasse atrás na decisão, mas tal não aconteceu. Na prática, a China verá duplicada a tarifa sobre as suas exportações, passando os seus produtos a ser taxados em 104%.

Recorde-se que o presidente dos Estados Unidos fala nas tarifas como a solução para "libertar a América", defendendo que estas corrigem os défices comerciais com outros países. No plano internacional aumentam, no entanto, os receios de uma recessão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+