Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra comercial

Trump agrava tarifa da China para 125% e anuncia pausa para países que não retaliaram

09 abr, 2025 - 18:28 • Ricardo Vieira

Presidente norte-americano decidiu fazer uma pausa de 90 dias na guerra comercial, mas só para 75 países que não retaliaram.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, agravou para 125% as taxas sobre as importações da China e anunciou uma pausa de 90 dias na implementação de novas tarifas para 75 países que não retaliaram.

A nova jogada de Donald Trump na guerra comercial foi revelada esta quarta-feira, através de uma publicação na rede Truth Social.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

"Com base na falta de respeito que a China demonstrou pelos mercados mundiais, estou a aumentar a tarifa cobrada à China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato", anunciou o Presidente norte-americano.

Donald Trump espera que, "num futuro próximo, a China entenda que os dias de roubar os EUA, e outros países, deixou de ser sustentável e aceitável".

Além de agravar as tarifas sobre os produtos chineses de 104% para 125%, a Casa Branca vai suspender por 90 dias a aplicação das novas taxas alfandegárias a países que não retaliaram e decidiram negociar com os Estados Unidos, disse o Presidente norte-americano.

"Os países que não retaliaram serão premiados", reforçou o secretário norte-americano do Comércio, Scott Bessent, numa declaração aos jornalistas.

Nestes casos, as tarifas baixarão para 10% enquanto decorrerem as negociações, indicou Bessent.

“Estão a beijar-me o rabo”. Trump diz haver  países “mortinhos” por acordo
“Estão a beijar-me o rabo”. Trump diz haver países “mortinhos” por acordo

A China e a União Europeia anunciaram esta quarta-feira tarifas retaliatórias à guerra comercial iniciada por Donald Trump.

A China prometeu e cumpriu. Serão impostas tarifas de 84% aos produtos norte-americanos a partir do meio-dia desta quinta-feira. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças chinês, Li Qiang, através de comunicado. Além disso, a China vai apresentar queixa à Organização Mundial do Comércio contra os Estados Unidos, segundo uma nota do Ministério do Comércio.

Foi também aprovada a primeira resposta da União Europeia às tarifas lançadas por Donald Trump contra o aço e alumínio europeus. Os países da UE aprovaram esta quarta-feira tarifas de 25% para a importação de mais de 1.500 produtos dos Estados Unidos da América, desde a agricultura à indústria, com a soja a ser dos produtos mais afetados.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+