Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tarifas de Trump

UE suspende tarifas por 90 dias para "dar oportunidade às negociações"

10 abr, 2025 - 11:59 • Ana Kotowicz

Von der Leyen diz que a União Europeia quer dialogar, mas se as negociações não correrem bem, "as contramedidas entrarão em vigor".

A+ / A-

A União Europeia vais suspender a aplicação de taxas aduaneiras aos produtos norte-americanos durante 90 dias. A decisão, anunciada por Ursula von der Leyen, acontece depois de Donald Trump ter decidido suspender as tarifas durante três meses.

"Tomámos nota do anúncio feito pelo Presidente Trump",lê-se no comunicado da presidente da Comissão Europeia. "Queremos dar uma oportunidade às negociações."

No entanto, Von der Leyen deixa claro que, apesar de a Europa querer apostar no diálogo, passará para o contra-ataque se as negociações não correrem bem.

"Queremos dar uma oportunidade às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que receberam um forte apoio dos nossos Estados-Membros, vamos suspendê-las durante 90 dias. Se as negociações não forem satisfatórias, as nossas contramedidas entrarão em vigor", defendeu a presidente da Comissão Europeia. "Todas as opções permanecem em cima da mesa."

No imediato, os estados-membros da União Europeia vão continuar a trabalhar sobre a aplicação de contramedidas aos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+