Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"A incerteza é terrível". EUA param encomendas de vinhos portugueses

14 abr, 2025 - 15:58 • Lusa

"Neste momento estamos a enfrentar um problema terrível e não estamos a conseguir vender", diz presidente da Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas.

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE), Paulo Amorim, disse hoje que "os EUA pararam as encomendas de vinhos portugueses e de vinhos da Europa".

"A incerteza é terrível e com a incerteza a cadeia de distribuição nos Estados Unidos parou as encomendas de vinhos portugueses e de vinhos da Europa e, portanto, neste momento estamos a enfrentar um problema terrível e não estamos a conseguir vender", afirmou o presidente da associação.

Paulo Amorim teme ainda que, a concretizarem-se as tarifas, a "maior parte do prejuízo seja assumido pelos produtores de vinho", o que considera uma "injustiça gigantesca".

O responsável falou aos jornalistas após reunir-se, em conjunto com outras 16 associações setoriais, com o ministro da Economia e com o ministro da Agricultura e Pescas, em Lisboa, no âmbito das tarifas anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos.

O presidente da ANCEVE disse ainda que o vinho português precisa "de um novo plano Porter", que "ajude a promover o vinho português de uma forma mais dinâmica", tendo em conta que "o vinho leva longe o nome de Portugal".

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na semana passada a suspensão das chamadas "tarifas recíprocas" por 90 dias, sendo que estas incluíam a União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Procurem novos merca
    14 abr, 2025 Mundo 17:03
    Não procurem subsidiozinhos e os costumeiros "apoios a fundo perdido". Procurem novos mercados de exportação. De certeza que há no Mundo quem aprecie o vinho português, além dos camones. E entretanto, atinjam os EUA onde dói, colocando vinho português à venda nos países para onde eles exportam o vinho deles.

Destaques V+