Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Nissan corta produção de modelo mais vendido nos EUA

15 abr, 2025 - 16:10 • Sandra Afonso

Em causa está um corte de 13 mil unidades do SUV Rogue, entre maio e julho, na produção japonesa.

A+ / A-

A Nissan vai cortar a produção do modelo mais vendido nos Estados Unidos, o Suv Rogue. É o que avança a agência Reuters, que cita fonte próxima.

Em causa está um corte de 13 mil unidades, entre maio e julho, na produção japonesa. A construtora automóvel, a terceira maior do Japão, reavaliará esta medida depois de julho.

Com esta decisão, a Nissan torna-se a mais recente marca automóvel a ajustar a produção às novas tarifas norte americanas.

A Nissan está particularmente exposta à política comercial de Donald Trump, uma vez que os Estados Unidos são o principal mercado da marca. No último ano, foram o destino de mais de um quarto dos veículos, muitos deles fabricados no Japão ou no México.

O corte agora previsto equivale a mais de um quinto dos 62.000 Rogues vendidos nos Estados Unidos, nos primeiros três meses deste ano. Esta redução da produção irá afetar a maior fábrica da Nissan no Japão, em Kyushu, que reduzir o horário de trabalho durante três meses.

No início da semana, o Presidente norte-americano admitiu alterar as tarifas no setor automóvel, porque a indústria precisa de “mais tempo". Em comunicado, a Nissan anunciou que está comprometida em encontrar as melhores soluções, que se adaptem às mudanças do mercado, dando prioridade à força de trabalho e às capacidades de produção.

"A nossa abordagem será cuidadosa e deliberada, à medida que lidamos com os efeitos imediatos e de longo prazo", afirmam.

No último ano, a Nissan vendeu quase 246 mil modelos da Rogue nos EUA, este modelo representa mais de um quarto das vendas totais da marca no país. A Nissan também tem uma fábrica em Smyrna, Tennessee, onde produz modelos Rogue. Tinha admitido cortar aqui a produção mas acabou por optar por um corte no Japão.

Esta não é uma decisão única, a Stellantis, que controla a Chrysler, já anunciou a suspensão da produção no México e no Canadá, com impacto em cinco instalações nos Estados Unidos e a demissão temporária de 900 trabalhadores americanos.

A Honda prepara-se para fabricar o Civic híbrido de próxima geração no estado americano do Indiana, em vez do México, para evitar potenciais tarifas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+