24 abr, 2025 - 17:30 • Sandra Afonso
Com as vendas dos carros elétricos a aumentar 12%, a Tesla contraria a tendência e regista uma queda de 45% no primeiro trimestre do ano, no espaço da União Europeia.
São números que comparam com o periodo homólogo, apresentados esta quinta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Entre janeiro e março, a empresa liderada por Elon Musk vendeu 36.167 veículos, contra as 65.774 unidades que tinha comercializado no mesmo período do ano passado.
Só no mês de março, a Tesla vendeu 13.860 carros na União Europeia, o que representa uma diminuição de 7,9% face a março de 2024 e contrasta com o aumento médio de 23,9% dos carros elétricos no mesmo período.
Os países onde se registaram mais vendas de carros elétricos em março foram a Letónia (+344%), Chipre (140%) e Espanha (68,9%). Pelo contrário, a Estónia (-29,3%) teve o pior registo, seguida de França (-6,6%).
Esta queda das vendas da Tesla não se limita ao espaço europeu, no primeiro trimestre de 2025 as vendas da empresa de Elon Musk diminuíram 13%, naquela que foi a maior queda da história da empresa. Os analistas justificam esta descida com o 'envelhecimento' da gama de produtos, a concorrência chinesa e as ligações do multimilionário à administração de Donald Trump.
No total, as vendas de automóveis de todos os tipos de motores no mercado único caíram 1,9%, nos primeiros três meses do ano. Os carros elétricos contrariaram esta tendência, com um aumento de 12%.
“Isto reflete um contexto económico global particularmente desafiante e imprevisível para os fabricantes de automóveis”, segundo a nota da associação.
Neste momento, os veículos movidos a bateria representam 15,2% da quota de mercado da UE, superior aos 12% de há um ano. No entanto, a associação sublinha que este nível está “ainda longe das expectativas”.
Em março, as matrículas de automóveis elétricos aumentaram 17,1%., com fortes aumentos em Espanha (93%), Alemanha (+35,5%) e Itália (74,8%), enquanto em França diminuíram 13,9%.
Em termos homólogos, as vendas de veículos elétricos aumentaram 23,9% no primeiro trimestre.
Os híbridos plug-in viram as suas vendas aumentar 12,4% e os híbridos não plug-in 23,9% em março. Entre janeiro e março, o crescimento homólogo dos híbridos plug-in foi liderado pela França (+47,5%), Espanha (+36,6%), Itália (+15,3%) e Alemanha (+10,5%).
A quota de mercado dos híbridos na UE situou-se em 35,5% e a soma dos veículos elétricos e híbridos atingiu uma quota de mercado de 59,2% dos novos registos na UE em março de 2025, contra 49,1% no ano anterior.
Os automóveis com motor de combustão (diesel e gasolina) viram a quota cair num ano, de 48,3% para 38,3%.
Entre janeiro e março, as matrículas de automóveis a gasolina diminuíram 20,6%, com quebras em todos os principais mercados: França (-34,1%), Alemanha (-26,6%), Itália (-15,8%) e Espanha (-9,5%), deixando a quota de mercado em 28,7%, contra 35,5% um ano antes.
Na mesma linha, os registos de automóveis a gasóleo diminuíram 27,1% e representam agora apenas 9,5% do mercado da UE.
Apenas no mês de março, os registos de automóveis a gasolina caíram 20,7% e os registos de automóveis a gasóleo 25,5%.