23 mar, 2016 - 12:45 • José Barata
Zé Pedro, que foi treinado por Jorge Jesus, no Belenenses, durante duas épocas, comenta, em Bola Branca, as declarações e a posição do treinador do Sporting, depois de Islam Slimani ter manifestado o seu descontentamento por ter sido substituído. A atitude de Jorge Jesus não o surpreendeu, revelando que sempre foi assim o seu comportamento com os jogadores
"Jorge jesus é único neste tipo de comportamentos. Se calhar podia não ter exposto cá para fora, dizendo 'sou eu que mando e os jogadores mandam zero', mas a verdade é que é ele que manda. É assim que funciona. Os dois anos que trabalhei com ele foram assim, sem tanta exposição, mas aconteceu com alguns jogadores nossos", recorda.
Zé Pedro destaca, neste caso, o facto de Jorge Jesus ter intervindo junto do "jogador mais importante do Sporting nesta altura". "Slimani é o expoente máximo do Sporting em termos de produtividade e de qualidade. Eu acredito que isto não vai afectar o jogar nem o balneário, porque o treinador é capaz de tirar o melhor rendimento do jogador", sublinha.
A vantagem de ter Jesus
Numa avaliação mais alargada à época do Sporting, Zé Pedro destaca a contratação de Jorge Jesus como o melhor acto de gestão: "Com a sua experiência, Jesus foi buscar duas ou três peças fundamentais, aproveitando e de que maneira, Adrien Silva, William Carvalho e João Mário, acrescentou ainda o Bryan Ruiz. A grande aposta foi no treinador, mais do que o plantel. Mesmo assim, Jorge Jesus conseguiu aqui e ali ajustar em função daquilo que já tinha, jogadores de qualidade, o que faz com que o Sporting esteja na luta".
Zé Pedro terminou a carreira de futebolista e é actualmente treinador do Alcochetense. Além de reconhecer mérito a Jesus na reabilitação do Sporting, destaca, também, o trabalho que Rui Vitória está a realizar no Benfica.
"Se calhar pelo início as pessoas poderiam pensar e eu também, enquanto apreciador e treinador de futebol, que o Benfica pudesse não estar em primeiro, mas era perceptível que isto pudesse acontecer", resume.
Falta qualidade ao FC Porto
Zé Pedro lembra os momentos que viveu como jogador, quando defrontou o FC Porto, para concluir que "falta qualidade" aos dragões. "Não foi há muito tempo que deixei de jogar pelo Belenenses e joguei contra o João Moutinho, James Rodriguez, Lucho González, Hulk, Falcão, estamos a falar de jogadores de qualidade extrema e há falta dessa qualidade neste momento", lembra, nesta entrevista a Bola Branca.
Neste sentido, considera que Peseiro "tem uma missão muito difícil". "Foi uma boa escolha, porque é um treinador experiente, mas vai ser difícil o Porto chegar ao título, dado o momento actual de Sporting e Benfica", conclui.
Zé Pedro, de 37 anos, cumpre a segunda temporada como treinador do Alcochetense, da 1ª divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal. O antigo médio, que cumpriu formação no Benfica, representou Montijo, Barreirense, Boavista, Ovarense, Vitória de Setúbal e Belenenses.