01 ago, 2016 - 12:45 • Rui Viegas
É com grande emoção que Domingos Castro, um dos "meninos" de Moniz Pereira, aceita recordar o homem desaparecido aos 95 anos.
Em declarações a Bola Branca, um dos gémeos Castro, Domingos, falou de um homem que mudou a sua vida. A todos os níveis. "Durante 20 anos, como meu treinador, foi ele que transformou a minha vida e a vida da minha família. Convidou-me, com 18 anos, para vir para o Sporting. Estarei grato ao professor toda a vida".
O antigo atleta destacou a dedicação e a disciplina incutidas por um homem único. "Foi um homem muito organizado, dedicado e disciplinador. Era um homem que nos marcou a todos os que privaram com ele. Faz parte de um grupo muito restrito de personalidades portugueses que, no meu entender, não vai aparecer nos próximos anos", afirmou Domingos Castro.
Mais do que a vertente desportiva, o actual empresário insistiu na qualidade de Moniz Pereira em procurar ir mais além do que as pistas.
"Dizia-nos imensas vezes para pensarmos no dia de amanhã e não só no dia de hoje. Nas imensas viagens que fazíamos juntos ao estrangeiro, dizia-nos, ‘atenção às vossas economias’. Felizmente que acatei essas palavras, por isso é que, ao contrário de outros, a minha vida ficou estável", explicou Domingos Castro.
O antigo atleta recordou um momento marcante da longa experiência vivida com Moniz Pereira. "Tenho um momento muito especial com o professor Moniz Pereira. Em 1987, em Roma, quando fui vice-campeão do Mundo. Eu e o [irmão] Dionísio estávamos no estádio anexo ao estádio olímpico, em aquecimento, e ele disse-nos: ‘vou andando para o estádio porque quero ficar num sitio estratégico e antes de vocês partirem ainda vos vou dar uma palavras’", contou.
"Entretanto, volta para trás e diz, ‘ Domingos, hoje é o teu dia, hoje é o teu dia!’. E nesse dia fui vice-campeão do Mundo. Esse momento, para mim, é inesquecível e realmente ele estava a adivinhar qualquer coisa", revelou o ex-corredor, com dificuldade, em face da emoção.
Por fim, um momento para os familiares do mais premiado treinador de atletismo de Portugal. "Queria endereçar as condolências à família e agradecer o quanto o professor fez por mim e pela minha família. Ao Sporting, que com o professor, fizeram de mim e do meu irmão homens e pais de família. Muito obrigado", concluiu.
O funeral de Mário Moniz Pereira realiza-se esta terça-feira, em Lisboa.