28 set, 2016 - 10:08
“Os optimistas e os pessimistas morrem exactamente da mesma maneira, mas vivem vidas muito diferentes”. Esta é uma das muitas frases que Shimon Peres, defensor da paz, deixou ao mundo. Conheça outras.
Lemas de vida
“Olhem para o futuro. Não usem o cérebro para recordar. Usem-no para imaginar”.
“O mais importante na vida é arriscar. O mais complicado é ter medo. E a coisa mais inteligente do mundo é tentar ser uma pessoa com moral”.
“É melhor ser controverso pelas razões certas do que popular pelas razões erradas”.
“Leio quando acordo de manhã, durante o dia e todas as noites. A maioria dos meus fins-de-semana são passados a ler grandes livros. Os livros são meus companheiros constantes. Se comeres três vezes ao dia, ficas alimentado. Se leres três vezes ao dia, serás sensato”.
“Se um problema não tem solução, pode não ser um problema mas um facto – não para ser resolvido, mas para ser ultrapassado com o tempo”.
Na política
“Israel não pode chegar a um acordo de paz com os palestinianos de modo isolado. O Estado precisa de paz com todo o mundo árabe.” (2002)
“Sou um perdedor. Perdi eleições. Mas sou também um vencedor, porque servi o meu povo.” (excerto de um discurso durante a sua presidência, 2007-2014)
“Estou certo de que irei ver a paz durante a minha vida. Mesmo que tenha de a estender por um ano ou dois, não hesitarei” (2013, numa entrevista a propósito do seu 90º aniversário).
“Uma solução de dois Estados – um judaico, Israel, e outro árabe, a Palestina. Os palestinianos são os nossos vizinhos mais próximos. Acredito que também poderão tornar-se os nossos melhores amigos”.
“Estamos a deixar a era da beligerância e caminhamos em conjunto para a paz. Tudo começou aqui em Oslo, sob os sensatos auspícios e boa vontade do povo norueguês. Desde a minha juventude, sempre que alguém se compromete a planear com cuidado os vários passos de uma jornada, pode sonhar e continuar a sonhar com o seu destino.
Um homem sente-se tão velho quanto a sua idade e tão novo quanto os seus sonhos. As leis da biologia não se aplicam à aspiração sanguínea.
A espada, como nos ensina a Bíblia, consome carne mas não providencia sustento. A conclusão a tirar de todas as guerras é que precisamos de pessoas melhores e não de armas melhores para ganhar, mas sobretudo para as evitar”. (excerto do discurso feito em 1994, aquando da recepção do Prémio Nobel da Paz pela participação na elaboração dos acordos de Oslo para a paz no Médio Oriente).