Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tribunal britânico obriga Uber a dar direitos aos motoristas

28 out, 2016 - 16:43

Aplicação vai ter que pagar ordenado mínimo e dar férias aos seus condutores, mas já anunciou que vai recorrer da decisão.

A+ / A-

A plataforma de transportes Uber vai ter que pagar pelo menos o ordenado mínimo e dar férias aos seus condutores, anunciou esta sexta-feira um tribunal britânico.

Os motoristas não podem continuar a ser tratados como trabalhadores independentes e sem qualquer vínculo à empresa, deliberaram os juízes.

A acção tinha dado entrada num tribunal do trabalho britânico em Julho e foi interposta por dois motoristas.

Alegaram que a Uber estava a actuar de forma ilegal ao não conceder determinados direitos laborais aos seus colaboradores.

A Uber já anunciou que vai recorrer da decisão, que choca de frente com o modelo de negócio da aplicação.

Nos países em que está instalada, incluindo Portugal, a aplicação serve apenas com intermediário entre o passageiro e o motorista, que não tem qualquer contrato com a Uber.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    28 out, 2016 Cacém 23:53
    Goste-se ou não a "Uber" está a funcionar como qualquer empresa de serviços! Quando, por exemplo uma empresa de segurança, fornece profissionais da área a um hipermercado não esta rigorosamente a fazer o mesmo? A servir de "intermediário" entre o hipermercado e o segurança?
  • Marcelo Owczarek de
    28 out, 2016 Duque de Caxias 23:31
    Chupa Empresa Pirata Maldita!!! Quero ver agora, oferece corridas a preço de BANANA, prejudicando enormemente os trabalhadores legalizados TAXISTAS
  • Carlos
    28 out, 2016 Porto 20:06
    Finalmente! Grande tribunal!

Destaques V+