Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ano Novo. Cidades europeias carregam na segurança após atentado de Berlim

30 dez, 2016 - 18:49

Berlim, Milão, Roma, Madrid, Colónia, Frankfurt, Paris e Viena decidiram tomar medidas extraordinárias para precaver contra distúrbios ou possibilidades de ataques terroristas no fim-de-semana da passagem de ano.

A+ / A-

Várias capitais europeias reforçaram a segurança nesta sexta-feira antes das celebrações do Ano Novo, erguendo barreiras de betão nos centros urbanos e aumentando o número de agentes policiais na sequência do ataque da semana passada em Berlim, que matou 12 pessoas.

Na capital alemã, a polícia fechou a praça Pariser Platz em frente à Porta de Brandemburgo e preparou-se para enviar mais 1.700 agentes para o terreno. Muitos ficarão posicionados ao longo de uma avenida preferida para as celebrações, onde carros blindados flanqueiam as barreiras de betão que controlam o perímetro.

"Todas as medidas estão a ser tomadas para evitar um possível ataque", disse o porta-voz da polícia de Berlim, Thomas Neuendorf, à Reuters. Alguns agentes estarão armados com metralhadoras, disse, uma táctica pouco comum para a polícia alemã.

Em Milão, onde a polícia alvejou o homem responsável pelos ataques de Berlim, foram montados pontos de controlo de segurança à volta da praça principal. Camiões foram banidos dos centros de Roma e Nápoles e polícias e soldados armados com metralhadoras posicionam-se junto aos locais de maior interesse turístico, incluindo o Coliseu de Roma.

Madrid planeia enviar mais 1.600 agentes para o fim-de-semana do Ano Novo. Pelo segundo ano consecutivo, o acesso à praça central da cidade, Puerta del Sol, onde tradicionalmente os foliões se reúnem para celebrar o Ano Novo, será limitado a 25 mil pessoas, com barricadas para controlar o acesso.

Em Colónia, no oeste da Alemanha, onde centenas de mulheres foram assediadas sexualmente e assaltadas na véspera de Ano Novo no ano passado, a polícia instalou novas câmaras de vigilância para monitorizar a praça da estação.

Em Frankfurt, sede do Banco Central Europeu e do maior aeroporto da Alemanha, mais de 600 agentes estarão de serviço na véspera de Ano Novo, o dobro de 2015.

Em Paris, onde homens armados islâmicos mataram 130 pessoas em Novembro passado, as autoridades prepararam-se para um fim-de-semana de alta segurança, com destaque para os fogos-de-artifício na Avenida dos Campos Elísios, onde se esperam cerca de 600 mil pessoas. Na área metropolitana de Paris, 10.300 polícias, gendarmes, soldados, bombeiros e outros funcionários estarão operacionais, segundo a polícia. Pesquisas e filtragem de multidões serão realizadas por agentes de segurança privada, particularmente perto dos Champs-Élysées.

Em Viena, a polícia entregou mais de mil alarmes de bolso às mulheres, para evitar uma repetição das agressões sexuais no Ano Novo em Colónia, em 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • já vais tarde...
    30 dez, 2016 lisboa 19:28
    Depois da casa roubada trancas na porta..

Destaques V+