09 ago, 2017 - 08:25
Seis militares franceses foram atropelados esta quarta-feira nos arredores de Paris. Três estão em estado considerado grave, mas sem prognóstico reservado, avança a ministra francesa da Defesa.
O incidente ocorreu durante uma operação policial em Levallois-Perret, um município francês do departamento de Hauts-de-Seine, situado a oeste de Paris.
As autoridades procuram agora o veículo suspeito – um carro da marca BMW que, de acordo com as últimas informações, estaria estacionado num beco antes de avançar sobre os militares que se preparavam para iniciar uma patrulha.
Em declarações à BFM TV, o autarca local diz "não existirem quaisquer dúvidas" de foi um ataque deliberado. "É um acto odioso de agressão", afirmou Patrick Balkany, que à France Info também falou em acto “vergonhoso”.
O ministro francês da Administração Interna, Gérard Collomb, convocou uma reunião do conselho de Defesa, a que se seguiu outra do Conselho de Ministros.
A ministra da Defesa emitiu depois um comunicado no qual indica ter sido aberto um inquérito para determinar as motivações e as circunstâncias em que agiu o suspeito, que ainda se encontra em fuga.
No comunicado, Florence Parly condena “este acto cobarde que em nada altera a determinação dos militares para trabalhar pela segurança” do país.
Há dois anos que a França está em alerta máximo, na sequência de uma série de ataques terroristas que já mataram mais de 230 pessoas.