Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espanha. Milhares de pessoas em defesa da guardia civil

05 out, 2017 - 00:03

Muitos participantes exibiam bandeiras espanholas e alguns transportavam uma faixa onde se podia ler: "Guardia Civil e Polícia Nacional, o povo decente está convosco".

A+ / A-

Perto de seis mil pessoas, segundo a polícia local, concentraram-se em Salamanca para manifestar apoio aos elementos da Polícia Nacional espanhola e da Guardia Civil que estiveram destacados para impedir o referendo independentista na Catalunha.

A acção, que foi convocada através das redes sociais, durou cerca de uma hora na Plaza Mayor de Salamanca, na província espanhola de Castela e Leão.

Durante a concentração foram ouvidas muitas frases de ordem a favor da unidade do país, como "Eu sou espanhol", "Demissão [Carles] Puigdemont (presidente do executivo regional catalão)" ou "Viva Espanha".

Muitos participantes exibiam bandeiras espanholas e alguns transportavam uma faixa onde se podia ler a frase: "Guardia Civil e Polícia Nacional, o povo decente está convosco".

Perante aquilo que foi qualificado como inação da polícia regional catalã (designada como Mossos d'Esquadra), que tinha ordem judicial para encerrar os locais que estavam destinados à votação no referendo de domingo sobre a independência, foram chamadas a Guardia Civil e a Polícia Nacional espanhola.

Foram estes corpos de polícia de âmbito nacional que protagonizaram os maiores momentos de tensão para tentar impedir a consulta popular.

A intervenção policial para impedir a realização do referendo sobre a independência da Catalunha fez 893 feridos, segundo as autoridades regionais.

Apesar da repressão policial, 42% dos 5,3 milhões de eleitores catalães conseguiram votar e 90% deles fizeram-no a favor da independência, de acordo com o governo regional da Catalunha (Generalitat).

A consulta popular foi agendada pela Generalitat, dominada pelos separatistas, tendo o Estado espanhol, nomeadamente o Tribunal Constitucional, declarado que a consulta era ilegal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • soarengo
    05 out, 2017 a da gorda 12:34
    Achas que sim ? Mas quem é que deseja uma guerra civil, quem ? Acreditas mesmo que se houvesse um referendo, alguma vez os AGITADORES QUE QUEREM A SEPARAÇÃO DA CATALINHA GANHAVAM ? Pelo facto de uns milhares saltarem para a rua gritar pela independência, representam os milhões da Catalunha ? Os milhões que não querem a independência ainda não saltaram para a rua, porque é gente de paz, porque sabe que se o fizer, então haverá uma grande banho de sangue. NÃO É COBARDIA, É BOM CARACTER, GENTE PACIFICA. --------------------------------Fotografia manhosa, mas porquê ? A R.R. com certeza só deve publicar aquilo que te interessa ? MANHOSO DEVES SER TU.
  • F Soares
    05 out, 2017 A da Gorda 09:24
    Fotografia manhosa. A renascença até parece que deseja uma guerra civil aqui ao lado ! Tenham juízo!

Destaques V+