13 fev, 2023 - 16:24 • Lusa
Uma habitação construída numa favela brasileira aspira ser a melhor casa do mundo num concurso internacional organizado pelo Archdaily, portal de arquitetura global.
Conhecida como a "casa do pomar do cafezal" está localizada numa viela íngreme no Aglomerado da Serra, nos arredores de Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais.
Foi construída com os mesmos materiais com que foram construídas as outras casas deste gigantesco complexo de favelas, que abriga cerca de 100 mil habitantes. A fachada de tijolo da habitação e cimento não é pintada, as tubulações de água são externas, assim como as ligações elétricas, e suas janelas são de ferro, como as das casas vizinhas.
É uma casa que pode ter um custo muito parecido com as demais da favela, mas a diferença está na forma como os elementos foram utilizados, com especificações de projeto e técnicas construtivas que permitiram a criação de um espaço eficiente e com qualidade ambiental.
O projeto foi dirigido e assinado pelos arquitetos Fernando Maculan e Joana Magalhães, membros do Levante, coletivo de voluntariado em favelas e que reúne diversos profissionais como engenheiros, eletricistas, paisagistas e designers, além de estudantes.
Essa iniciativa compartilha o conhecimento e a experiência adquiridos com as pessoas das comunidades cujos aprendizados têm sido essenciais para os responsáveis pelo projeto. "Temos que aprender com eles, ouvi-los muito para construir as perspetivas que eles têm", disse Maculan, em declarações a agência Efe.
As fotos da casa que estavam na conta do arquiteto numa rede social foram vistas pela equipa do Archdaily, que primeiro publicou o projeto no seu portal e depois selecionou-o para o concurso.
Esta casa simples concorre com mansões luxuosas e modernas que também disputam o título de melhor do mundo e espera continuar somando votos no portal até ao dia 15 de fevereiro, quando termina o prazo.
A casa de favela escolhida par participar da premiação tem uma área de 66 metros quadrados e dois níveis, fica sobre uma forte estrutura cujas fundações também ajudam a sustentar outras casas no beco.
Algo semelhante é visto com o desenho de janelas e portas, que além de permitir a entrada de luz natural e dar mais luminosidade ao ambiente, geram ventilação cruzada que arrefece o ambiente. Já as tubulações externas de água ajudam a evitar vazamentos.