16 dez, 2024 - 08:45 • João Malheiro
As autoridades norte-americanas desvalorizam os mais de cinco mil relatos de avistamento de drones no céu, que têm surgido desde o final de novembro, em Nova Jérsia e outros estados vizinhos.
Aos jornalistas, oficiais da Casa Branca e FBI referiram que menos de cem relatos eram credíveis ao ponto de valerem uma investigação e a maioria desses casos acabaram por se tratar de naves pilotadas por pessoas.
Uma série de relatos de drones a invadir os céus de Nova Jérsia eclodiram nas redes sociais, levando à criação de um grupo de Facebook chamado "New Jersey Mystery Drones" que já reuniu mais de 56 mil membros.
Há quem tema que estes supostos drones sejam um ataque da Rússia, China ou Irão.
As autoridades rapidamente vieram desmentir que houvesse qualquer atividade em larga escala que fosse um risco para a segurança nacional norte-americana ou que um país inimigo estivesse por trás do fenómeno.
"Não podemos ignorar os relatos. Estamos a fazer o nosso melhor para encontrar a origem, mas acho que houve um exagero", referiu um agente do FBI, citado pela Reuters.
No entanto, o avistamento de drones já levou a que a base aérea de Wright-Patterson, no Ohio, fechasse o seu espaço aéreo durante quatro horas, entre sexta-feira e sábado.
Segundo os responsáveis citados pela CNN, os drones que foram identificados "não tiveram impacto nos residentes da base, bem como nas suas instalações ou ativos”.
[Atualizado às 10h30]