Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Zimbabué

Comeu bagas e dormiu a ouvir os leões. Rapaz de oito anos resgatado de parque selvagem

02 jan, 2025 - 18:30 • Miguel Marques Ribeiro

Cinco dias depois de ter desaparecido, Tinotenda Pudu foi encontrado com vida pelos guardas do Parque Nacional de Matusadona, no Zimbabué.

A+ / A-

Um rapaz de oito anos foi encontrado na terça-feira, num parque de caça de animais selvagens, no Zimbabué, cinco dias depois de ter desaparecido.

A odisseia do pequeno Tinotenda Pudu é descrita como “um verdadeiro milagre” pela deputada zimbabuense Mutsa Murombedzi, numa publicação realizada no X.

O rapaz perdeu-se durante um passeio e, desorientado, penetrou no Parque Nacional de Matusadona, fronteiro à sua aldeia, afastando-se cerca de 23 km do ponto de partida.

A reserva situada no norte do país é considerada “perigosa”, por ser o habitat de leões, elefantes, zebras, hipopótamos e antílopes, entre outros animais selvagens de grande porte.

O conhecimento da vida selvagem e as capacidades de sobrevivência adquiridos por Tonitenda na sua comunidade, os Nyaminyami, foram decisivos para sobreviver.

Passou cinco dias a dormir num rochedo “entre leões que rugiam, elefantes a passar, comendo frutos silvestres”, descreveu a deputada Murombedzi. Para além disso, escavou com paus pequenos poços nos leitos de rios secos para ter acesso a água.

O desaparecimento da criança foi acompanhado com comoção, nos últimos dias, nas redes sociais.

Os membros da comunidade Nyaminyami fizeram operações de busca e tocaram os tambores diariamente, tentando orientar o rapaz de regresso a casa. No final, no entanto, foram os guardas do parque que acabaram por encontrá-lo.

Segundo relata a BBC, o rapaz ouviu a carrinha dos guardas a passar e correu na sua direção, mas já não foi a tempo de assinalar a sua presença. Por sorte, os guardas voltaram para trás e viram as pegadas frescas do rapaz, sendo conduzidos até Tonitenda, que assim foi resgatado quando as buscas estavam prestes a terminar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+