Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Gripe das aves

Estados Unidos destinam 291 milhões de euros à luta contra a gripe das aves

04 jan, 2025 - 14:23 • Lusa

Os Estados Unidos detetaram 66 casos humanos de gripe das aves desde o início de 2024, e outros podem ter passado despercebidos, segundo as autoridades.

A+ / A-

Os Estados Unidos vão gastar cerca de 300 milhões de dólares (291 milhões de euros) para reforçar a resposta nacional à gripe das aves, anunciou na sexta-feira a administração cessante do Presidente Joe Biden.

O financiamento vai apoiar programas nacionais, estatais e locais de preparação e vigilância, bem como investigações médicas contra o vírus H5N1.

"Mesmo que o risco para os seres humanos seja baixo, ainda estamos a preparar-nos para todos os cenários possíveis", disse o secretário de Saúde dos EUA, Xavier Becerra, em comunicado.

O responsável defendeu que a "preparação é a chave para manter os americanos saudáveis e o país seguro".

Os Estados Unidos detetaram 66 casos humanos de gripe das aves desde o início de 2024, e outros podem ter passado despercebidos, segundo as autoridades.

Não foi observada propagação da doença de pessoa para pessoa, mas o nível de circulação do vírus preocupa os investigadores, sendo que o risco é que se misture com o da gripe sazonal.

Esta decisão foi anunciada poucos dias antes da tomada de posse de Donald Trump, numa altura em que existem dúvidas sobre a forma como o presidente eleito poderá abordar este problema, após ter dito numa entrevista que eliminaria o gabinete da Casa Branca encarregado de preparar a resposta à próxima pandemia, instituído durante a administração de Biden.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+