Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ciência

Hilda, a vaca amiga do ambiente que nasceu in vitro

04 jan, 2025 - 18:40 • Lara Castro

Nasceu na Escócia a primeira vaca geneticamente modificada para reduzir as emissões de metano, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global.

A+ / A-

Pode parecer uma bezerra comum, nascida na cidade de Dumfries, na Escócia, mas Hilda - como é chamada - nasceu através de fertilização in vitro e pode mudar a indústria da produção de gado para sempre.

O nascimento faz parte do projeto Cool Cows que pretende criar gado de forma mais sustentável e com menor impacto ambiental, nomeadamente na emissão de metano.

O metano, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global, é produzido durante a digestão dos alimentos pelos bovinos, especialmente através dos seus arrotos e flatulências. A redução desta emissão é crucial para a sustentabilidade da pecuária, que, no Reino Unido, é responsável por cerca de metade das emissões deste gás.

Há mais de 50 anos que a manada Langhill é uma referência no estudo das emissões de gases com efeito de estufa na produção de leite.

Hilda foi concebida a partir de óvulos da sua mãe- que já apresentava características genéticas que indicam menor produção de metano. A bezerra que nasceu oito meses antes do previsto traz boas notícias para a indústria de latícionios e para o ambiente, uma vez que a técnica pode ser reproduzida em outras vacas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+