05 jan, 2025 - 10:18 • Ana Kotowicz com Lusa
“Uma mulher fantástica” que “revolucionou a Europa”. Foi assim que Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, descreveu Giorgia Meloni, com quem jantou no sábado: “Ela realmente conquistou a Europa e todos os outros”, disse Trump, citado pelo New York Times. A primeira-ministra italiana esteve nos Estados Unidos para um encontro informal com Trump, que toma posse a 20 de janeiro, e os dois jantaram na residência do Presidente eleito de Mar-a-Lago, na Florida.
Além do jantar, Meloni assistiu a um documentário sobre o sistema judicial norte-americano ao lado de Trump. No documentário, é defendida a tese de que os Estados Unidos assistiram nos últimos anos ao aparecimento de um "sistema judicial com dois pesos e duas medidas" — isto numa altura em que Trump tem sido alvo de vários processos.
Já segundo a imprensa italiana, Meloni e Trump terão discutido o caso de Cecilia Sala, a jornalista italiana detida pelo Irão em dezembro, além de terem discutido outros temas, como as tarifas comerciais e a guerra na Ucrânia.
No encontro estiveram também o senador Marco Rubio, nomeado chefe da diplomacia por Trump, o congressista Mike Waltz, nomeado conselheiro de Segurança Nacional, e o futuro secretário do Tesouro, Scott Bessent.