Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estados Unidos

Congresso confirma vitória de Trump nas eleições dos EUA

06 jan, 2025 - 19:31 • Diogo Camilo

Com Kamala Harris a presidir a sessão, a cerimónia de certificação da vitória de Donald Trump nas presidenciais aconteceu quatro anos depois do ataque ao Capitólio por apoiantes seus.

A+ / A-

A vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas, a 5 de novembro do ano passado, foi confirmada esta segunda-feira no Congresso dos Estados Unidos, abrindo caminho para a sua tomada de posse, que acontecerá daqui a duas semanas, a 20 de janeiro.

Numa cerimónia formal e que demorou pouco mais de meia hora, presidida por Kamala Harris, que esteve presente como vice-presidente e líder do Senado, a certificação final confirmou os resultados das presidenciais, em que Trump conquistou 312 votos do Colégio Eleitoral, contra apenas 226 da candidata democrata.

A confirmação da vitória do candidato republicano aconteceu no dia em que se completam quatro anos desde o ataque ao Capitólio por apoiantes de Donald Trump para tentarem bloquear a confirmação da vitória do então candidato democrata Joe Biden, agora Presidente cessante.

“O Congresso certificou hoje a nossa grande vitória nas eleições. Um grande momento na história. MAGA [Make America Great Again, ou Tornar a América Grande Novamente]”, escreveu Trump em publicação na sua rede social Truth Social, esta segunda-feira.

A certificação acontece três dias depois da tomada de posse do Senado com nova maioria republicana e também da Câmara dos Representantes, que mantém maioria republicana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+