07 jan, 2025 - 22:39 • Miguel Marques Ribeiro , Ricardo Vieira , João Malheiro com Reuters
Um incêndio florestal ficou fora de controlo esta terça-feira, em Los Angeles, na Califórnia, crescendo de oito para mais de 1.200 hectares em apenas algumas horas.
Milhares de pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas e cerca de 13 mil edifícios estão no caminho do fogo, indica a chefe do Departamento de Bombeiros, Kristin Crowley.
O fogo desceu das montanhas de Santa Mónica para as Pacific Palisades, uma zona residencial situada no noroeste da capital californiana.
As chamas foram alimentadas por ventos que atingiram os 160 quilómetros/hora e condições climatéricas particularmente secas.
“Um inferno” e “apocalíptico” é como os habitantes da zona descrevem a situação, citados por órgãos de comunicação internacionais.
Segundo as autoridades e a imprensa locais, o fogo está a devastar a área de Los Angeles, destruindo casas e obstruindo estradas, enquanto se assiste à fuga de dezenas de milhares de pessoas.
As chamas de um incêndio que deflagrou na noite de terça-feira perto de uma reserva natural no sopé das colinas do interior, a nordeste de Los Angeles, espalharam-se tão rapidamente que os funcionários de um centro de idosos tiveram de empurrar dezenas de residentes em cadeiras de rodas e camas de hospital para um parque de estacionamento.
Os residentes esperaram ali, em roupa de cama, enquanto as brasas caíam à sua volta, até que ambulâncias, autocarros e até carrinhas de construção chegaram para os levar.
Um outro incêndio, que começou horas antes, atingiu o bairro de Pacific Palisades, uma área ao longo da costa com residências de celebridades e celebrada pela banda musical norte-americana Beach Boys no seu êxito dos anos 60, "Surfin' USA".
Várias casas e viaturas foram atingidas pelo fogo.
Uma ordem de evacuação foi já emitida para a zona de Pacific Palisades. Trinta mil pessoas receberam ordem para deixar as suas casas.
Um aviso vermelho de incêndio foi emitido pelas autoridades californianas, abrangendo milhões de pessoas.
Ao mesmo tempo que este grande incêndio assola a Califórnia, na Costa Oeste dos EUA, outros estados do país enfrentam uma violenta tempestade de neve, que já provocou pelo menos cinco mortos.
[notícia atualizada às 13h00, de 8 de janeiro de 2025]