Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

uruguai

Pepe Mujica anuncia: "Estou a morrer"

10 jan, 2025 - 09:01 • Redação

Antigo Presidente do Uruguai padece de cancro e recusa submeter-se a mais tratamentos. O seu último pedido é que o enterrem no quintal de casa, ao lado da sua cadela Manuela, sob uma árvore que ele próprio plantou.

A+ / A-

O antigo Presidente do Uruguai Pepe Mujica (2010-2015) revelou que decidiu não continuar os tratamentos a que estava a ser submetido desde abril de 2024 devido a um cancro.

"O cancro no meu esófago está a espalhar-se para o meu fígado. Não consigo detê-lo com nada. Porquê? Porque sou um homem velho e tenho duas doenças crónicas. Não posso fazer nem tratamentos bioquímicos nem uma cirurgia, porque o meu corpo não aguenta", disse Mujica numa entrevista ao jornal "Búsqueda".

Aos 89 anos, o político, que se tornou uma figura histórica pelo modo simples e carismático de liderar o país, pede que o deixem descansar nestes últimos momentos da sua vida e declarou que não quer mais dar entrevistas: "O meu ciclo acabou. Sinceramente, estou a morrer. E o guerreiro tem direito ao seu descanso."

O último ato político de Mujica foi em novembro de 2024, quando apoiou o seu sucessor da Frente Ampla, Yamandú Orsi, nas eleições uruguaias que resultaram na vitória da esquerda.

Mujica foi guerrilheiro, preso e torturado durante 14 anos, mas o que mais marcou a sua vida foi o seu modo de viver. Para muitos, é um exemplo de que é possível fazer política sem se corromper.

Durante o seu mandato como chefe de Estado, optou por não viver no palácio presidencial e continuou a morar com a mulher, Lucía Topolansky, numa pequena quinta perto de Montevidéu, onde cultiva flores e hortaliças.

Com o anti-consumismo como bandeira, o Presidente doava grande parte do seu salário a programas sociais, ficando apenas com o necessário para a sua sobrevivência.

Este tipo de comportamento inspirou diversos livros,filmes e documentários, como "Pepe Mujica: Simplesmente humano" e "Os sonhos do Pepe: Movimento 2052".

O último pedido de Pepe Mujica é que o enterrem no quintal de casa, ao lado da sua cadela Manuela, sob uma árvore que ele próprio plantou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+