Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vencedores do Nobel pedem aumento de produção para travar iminente catástrofe da fome

14 jan, 2025 - 07:10 • Hugo Monteiro , João Malheiro

Entre os signatários desta carta estão, por exemplo, o físico Robert Woodrow Wilson, o economista Joseph E. Stiglitz e o Dalai Lama.

A+ / A-

Para travar a iminente catástrofe mundial da fome, mais de 150 laureados com o Prémio Nobel e com o Prémio Mundial da Alimentação assinam uma carta aberta onde apelam ao aumento imediato da produção alimentar.

Pedem uma ação urgente que dê prioridade à investigação e à tecnologia. O objetivo será resolver o que classificam como trágico desequilíbrio entre a oferta e a procura de alimentos a nível mundial.

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", entre os signatários desta carta estão, por exemplo, o físico Robert Woodrow Wilson, o economista Joseph E. Stiglitz e o Dalai Lama.

Um dos vencedores do Prémio Mundial da Alimentação do ano passado, Geoffrey Hawtin diz que há muitos temas que agarram a nossa atenção, mas a fome "insidiosa está a aproximar-se de nós e a maioria não pensa muito nela".

"Se esperarmos até estarmos numa crise massiva de alimentos, vamos ter de a enfrentar durante 10 a a 15 anos", avisa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+