Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Moçambique. Daniel Chapo toma posse como Presidente sob fortes medidas de segurança

15 jan, 2025 - 08:02 • João Malheiro

A eleição é contestada nas ruas por manifestantes pró-Venâncio Mondlane - o candidato da oposição.

A+ / A-

Daniel Chapo toma, a esta hora, posse como novo presidente moçambicano. Uma cerimónia com fortes medidas de segurança, num quadro de vários meses contestação aos resultados eleitorais.

Na cerimónia, esta manhã, que decorre agora pelas 08h00 de Lisboa, estão 2.500 convidados, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

Em dezembro de 2024 o conselho constitucional proclamou o candidato apoiado pela Frelimo como sucessor de Filipe Nyusi na presidência moçambicana.

A eleição é contestada nas ruas por manifestantes pró-Venâncio Mondlane - o candidato da oposição.

Pelo menos seis pessoas morreram e 15 foram feridas a tiro na segunda-feira em Moçambique, no primeiro de três dias de manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, segundo atualização feita esta terça-feira pela plataforma eleitoral Decide.

Desde o início das manifestações de contestação aos resultados eleitorais, convocadas por Venâncio Mondlane, que não reconhece os resultados, já foram baleadas 613 pessoas, de acordo com a plataforma eleitoral Decide, bem como pelo menos 4.220 pessoas foram detidas, duas na segunda-feira, na cidade de Maputo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+