Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Yulia Navalnaya pede libertação imediata dos advogados do marido

17 jan, 2025 - 12:25 • Lusa

Os três advogados que representaram o líder da oposição russa Alexei Navalny, que morreu na prisão em 2023, foram condenados a penas entre 3 anos e meio e cinco anos e meio.

A+ / A-

A líder da oposição russa exilada, Yulia Navalnaya, pediu esta sexta-feira a libertação imediata dos advogados do seu falecido marido, Alexei Navalny, horas depois de terem sido condenados a prisão na Rússia por alegada participação em "crimes extremistas".

Os advogados Alexei Liptser, Igor Sergunin e Vadim Kobzev "são presos políticos e devem ser libertados imediatamente", escreveu Navalnaya nas redes sociais.

Os três advogados que representaram o líder da oposição russa Alexei Navalny, que morreu na prisão em 2023, foram condenados a penas entre 3 anos e meio e cinco anos e meio.

Os advogados foram detidos em outubro de 2023 sob a acusação de envolvimento com grupos considerados extremistas, tal como as redes do opositor Alexei Navalny.

O caso foi encarado como uma forma de aumentar a pressão sobre a oposição para desencorajar os advogados de defesa de aceitarem casos políticos.

Na altura, Navalny cumpria uma pena de 19 anos de prisão por várias acusações, incluindo extremismo.

Navalny morreu num campo russo de prisioneiros em fevereiro de 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+