Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Tudo o que precisa de saber sobre a tomada de posse de Donald Trump

18 jan, 2025 - 11:00 • João Malheiro

A cerimónia contará com antigos Presidentes, multimilionários das tecnologias, celebridades, milhares de agentes e militares e, claro, muitos protestos.

A+ / A-

Donald Trump vai tomar posse como o 47.º Presidente dos Estados Unidos da América esta segunda-feira, depois de ter vencido as eleições contra Kamala Harris, em novembro.

Trata-se de um regresso à Casa Branca, depois de ter perdido a reeleição para Joe Biden, em 2020.

A inauguração é sempre um momento simultaneamente solene e celebratório, mas a cerimónia vai realizar-se num clima de grande crispação e divisão da sociedade norte-americana.

Se são esperados muitos apoiantes de Trump em Washington para assistir à tomada de posse, haverá, igualmente, protestos em oposição ao novo chefe de Estado dos EUA.

A Renascença resume o essencial que precisa de saber sobre a inauguração do próximo Presidente norte-americano.

Quando é?

Donald Trump vai prestar o juramento obrigatório precisamente às 17h00 de Lisboa da próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro.

No entanto, a cerimónia estará disponível para receber os convidados a partir das 10h00.

Donald Trump deverá encontrar-se com Joe e Jill Biden na Casa Branca, para uma pequena receção com chá.

As primeiras intervenções da inauguração começam pelas 16h30.

JD Vance tomará posse como vice-Presidente momentos antes de Donald Trump fazer o seu juramento.

Onde é?

Como é habitual, a inauguração vai realizar-se em Washington D.C., capital do país e cidade que concentra todos os poderes do país - Casa Branca, Congresso e Supremo Tribunal.

A cerimónia decorre no Capitólio, como também chama a tradição, onde Trump já tomou posse uma vez como Presidente, em 2017.

Foi, igualmente, este edifício que foi atacado por apoiantes de Trump na insurreição de 6 de janeiro de 2021, contra a confirmação dos resultados das eleições Presidenciais em que Joe Biden derrotou o então Presidente incumbente.

Quem são os convidados?

Todos os antigos Presidentes dos EUA vão marcar presença: Bill Clinton, George W. Bush Barack Obama e, claro, Joe Biden.

É esperado que todas as antigas primeiras-damas também estejam presentes, incluindo Hillary Clinton - derrotada por Trump em 2016. Todavia, já foi anunciado que Michelle Obama não estará presente na inauguração, depois de também falhar o funeral de Jimmy Carter.

Donald Trump convidou líderes internacionais, como Xi Jinping da China, Nayib Bukele de El Salvador, Viktor Orbán da Hungria e Javier Milei da Argentina. Não é claro se todos estes nomes vão mesmo marcar presença.

Destaque, ainda, para a presença de grandes nomes da indústria das tecnologias - que, aliás, têm se posicionado ao lado de Trump nos últimos meses. Elon Musk e Mark Zuckerberg vão estar presentes, assim como Shou Zi Chew, CEO do TikTok.

As celebridades Jake e Logan Paul, Theo Von, Amber Rose, Caitlyn Jenner e Megyn Kelly também foram convidadas.

Quem vai atuar?

É habitual que haja convidados musicais para que a inauguração seja um momento de festa.

Christopher Macchio vai interpretar o hino nacional norte-americano. Carrie Underwood e Lee Greenwood vão, igualmente, atuar na cerimónia.

Já nas cerimónias à noite, no famoso Liberty Ball, Jason Aldean e os The Village People vão ser os artistas de serviço. Há, ainda, a expectativa de um "convidado surpresa".erimónias à noite, no famoso Liberty Ball, Jason Aldean e os The Village People vão ser os artistas de serviço. Há, ainda, a expectativa de um "convidado surpresa".

Haverá protestos?

A polícia de Washington está à espera de 250 mil convidados, mas deverá haver também milhares de protestantes contra a inauguração de Trump, nos arredores do Capitólio.

Pelo menos 25 mil polícias e militares da capital estão destacados para o evento, assim com 7.800 tropas e quatro mil agentes do resto do país.

Poderá haver eventuais confrontos entre apoiantes e críticos de Trump, nas redondezas da cerimónia, mas as autoridades esperam conter qualquer tipo de conflito.

Vai haver mais cerimónias?

A inauguração é na segunda-feira, mas a festa começa já este sábado, num evento especial do clube de golfe de Donald Trump.

No domingo, haverá um comício na arena Capital One, em Washington, que deve contar com a presença dos artista Billy Ray Cyrus e Kid Rock.

A celebração termina, oficialmente, já na terça-feira, com uma missa oficial que deverá contar com a presença de Donald Trump.

Como assistir à cerimónia?

A inauguração de Donald Trump pode ser acompanhada em direto numa emissão especial no Youtube da Renascença.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Modesto Alberto Podi
    20 jan, 2025 Angola - Uíge 14:38
    Paz e bem! Ao Líder EUA

Destaques V+