18 jan, 2025 - 11:00 • João Malheiro
Donald Trump vai tomar posse como o 47.º Presidente dos Estados Unidos da América esta segunda-feira, depois de ter vencido as eleições contra Kamala Harris, em novembro.
Trata-se de um regresso à Casa Branca, depois de ter perdido a reeleição para Joe Biden, em 2020.
A inauguração é sempre um momento simultaneamente solene e celebratório, mas a cerimónia vai realizar-se num clima de grande crispação e divisão da sociedade norte-americana.
Se são esperados muitos apoiantes de Trump em Washington para assistir à tomada de posse, haverá, igualmente, protestos em oposição ao novo chefe de Estado dos EUA.
A Renascença resume o essencial que precisa de saber sobre a inauguração do próximo Presidente norte-americano.
Donald Trump vai prestar o juramento obrigatório precisamente às 17h00 de Lisboa da próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro.
No entanto, a cerimónia estará disponível para receber os convidados a partir das 10h00.
Donald Trump deverá encontrar-se com Joe e Jill Biden na Casa Branca, para uma pequena receção com chá.
As primeiras intervenções da inauguração começam pelas 16h30.
JD Vance tomará posse como vice-Presidente momentos antes de Donald Trump fazer o seu juramento.
Instagram, Facebook e Threads
Facebook deixa de ter verificação de factos. Medid(...)
Como é habitual, a inauguração vai realizar-se em Washington D.C., capital do país e cidade que concentra todos os poderes do país - Casa Branca, Congresso e Supremo Tribunal.
A cerimónia decorre no Capitólio, como também chama a tradição, onde Trump já tomou posse uma vez como Presidente, em 2017.
Foi, igualmente, este edifício que foi atacado por apoiantes de Trump na insurreição de 6 de janeiro de 2021, contra a confirmação dos resultados das eleições Presidenciais em que Joe Biden derrotou o então Presidente incumbente.
Todos os antigos Presidentes dos EUA vão marcar presença: Bill Clinton, George W. Bush Barack Obama e, claro, Joe Biden.
É esperado que todas as antigas primeiras-damas também estejam presentes, incluindo Hillary Clinton - derrotada por Trump em 2016. Todavia, já foi anunciado que Michelle Obama não estará presente na inauguração, depois de também falhar o funeral de Jimmy Carter.
Donald Trump convidou líderes internacionais, como Xi Jinping da China, Nayib Bukele de El Salvador, Viktor Orbán da Hungria e Javier Milei da Argentina. Não é claro se todos estes nomes vão mesmo marcar presença.
Destaque, ainda, para a presença de grandes nomes da indústria das tecnologias - que, aliás, têm se posicionado ao lado de Trump nos últimos meses. Elon Musk e Mark Zuckerberg vão estar presentes, assim como Shou Zi Chew, CEO do TikTok.
As celebridades Jake e Logan Paul, Theo Von, Amber Rose, Caitlyn Jenner e Megyn Kelly também foram convidadas.
EUA
Em abril, foi assinada uma lei que obriga à proibi(...)
É habitual que haja convidados musicais para que a inauguração seja um momento de festa.
Christopher Macchio vai interpretar o hino nacional norte-americano. Carrie Underwood e Lee Greenwood vão, igualmente, atuar na cerimónia.
Já nas cerimónias à noite, no famoso Liberty Ball, Jason Aldean e os The Village People vão ser os artistas de serviço. Há, ainda, a expectativa de um "convidado surpresa".erimónias à noite, no famoso Liberty Ball, Jason Aldean e os The Village People vão ser os artistas de serviço. Há, ainda, a expectativa de um "convidado surpresa".
A polícia de Washington está à espera de 250 mil convidados, mas deverá haver também milhares de protestantes contra a inauguração de Trump, nos arredores do Capitólio.
Pelo menos 25 mil polícias e militares da capital estão destacados para o evento, assim com 7.800 tropas e quatro mil agentes do resto do país.
Poderá haver eventuais confrontos entre apoiantes e críticos de Trump, nas redondezas da cerimónia, mas as autoridades esperam conter qualquer tipo de conflito.
O chefe de Estado teme "um como que acordo explíci(...)
A inauguração é na segunda-feira, mas a festa começa já este sábado, num evento especial do clube de golfe de Donald Trump.
No domingo, haverá um comício na arena Capital One, em Washington, que deve contar com a presença dos artista Billy Ray Cyrus e Kid Rock.
A celebração termina, oficialmente, já na terça-feira, com uma missa oficial que deverá contar com a presença de Donald Trump.
A inauguração de Donald Trump pode ser acompanhada em direto numa emissão especial no Youtube da Renascença.