Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Número de mortos em explosão de camião na Nigéria aumenta para 86

20 jan, 2025 - 09:24 • Lusa

Quando o acidente ocorreu, uma multidão reuniu-se em torno do camião para recolher combustível, o que terá contribuído para o elevado número de vítimas.

A+ / A-

O número final de mortos na sequência da explosão do camião-cisterna é de 86. Enterrámos 86 corpos queimados entre as 12h00 de ontem (sábado) e as 02h00 de hoje (domingo)", disse Ibrahim Audu Husseini, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA) no Estado do Níger, em declarações à AFP.

No sábado, e de acordo Kumar Tsukwam, comandante do Corpo Federal de Segurança Rodoviária (FRSC), o acidente ocorreu quando um camião que transportava gasolina capotou e, ao tentar transferir a carga para outro veículo, a gasolina entrou em contacto com um gerador, provocando a explosão.

Quando o acidente ocorreu, uma multidão reuniu-se em torno do camião para recolher combustível, o que terá contribuído para o elevado número de vítimas.

O camião-cisterna, que transportava 60.000 litros de gasolina, despistou-se no "cruzamento de Dikko", na estrada que liga a capital federal, Abuja, à cidade de Kaduna, segundo a mesma fonte.

A crise económica que a Nigéria atravessa desde há um ano e meio colocou muitos nigerianos em situações precárias, nomeadamente devido ao aumento do preço da gasolina.

Alguns estão dispostos a arriscar a vida para recolher combustível, cujo preço quintuplicou em 18 meses, em acidentes rodoviários.

Em outubro, mais de 170 pessoas morreram da mesma forma no estado de Jigawa, no norte do país mais populoso de África.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+