Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

telegrama para washington

Papa pede a Trump uma sociedade mais justa, sem ódio nem exclusão

20 jan, 2025 - 11:37 • Aura Miguel

Francisco recorda ainda que “a nossa família humana enfrenta muitos desafios, sem contar com o flagelo da guerra”.

A+ / A-

O Papa enviou um telegrama a Donald Trump, por ocasião da sua tomada de posse esta segunda-feira. Francisco garante ao novo presidente a certeza das orações “para que Deus Todo-Poderoso lhe conceda sabedoria, força e proteção no exercício de suas altas funções”.

O Santo Padre sublinha a importância dos ideais da nação norte-americana, “terra de oportunidades e de acolhimento para todos” e espera que, sob a liderança de Trump, “o povo americano prospere e se esforce sempre na construção de uma sociedade mais justa, onde não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão”.

Nesta breve mensagem, Francisco recorda ainda que “a nossa família humana enfrenta muitos desafios, sem contar com o flagelo da guerra” e, por isso, pede a Deus “que guie seus esforços na promoção da paz e da reconciliação entre os povos”.

Este telegrama foi enviado depois de, no domingo, o Papa ter manifestado o seu receio de "uma desgraça" se o presidente Donald Trump cumprir o seu programa que prevê expulsar dos Estados Unidos os imigrantes irregulares.

“Será uma desgraça porque faz pagar aos pobres desgraçados que não têm nada a conta do desequilíbrio", disse o Papa, esta noite de domingo, ao canal generalista italiano “TV la Nove”.

"Não pode ser. As coisas não se resolvem assim”, reforçou.

Leia o telegrama na íntegra

"Por ocasião da sua tomada de posse como quadragésimo sétimo Presidente dos Estados Unidos da América, envio cordiais saudações e a certeza das minhas orações para que Deus Todo-Poderoso lhe conceda sabedoria, força e proteção no exercício de suas altas funções.

Inspirado pelos ideais da Nação, terra de oportunidades e de acolhimento para todos, espero que sob a sua liderança o povo americano prospere e se esforce sempre na construção de uma sociedade mais justa, onde não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão.

Ao mesmo tempo, enquanto nossa família humana enfrenta muitos desafios, sem contar com o flagelo da guerra, peço a Deus que guie seus esforços na promoção da paz e da reconciliação entre os povos. Com esses sentimentos, invoco sobre si, a sua família e o amado povo americano a abundância das bênçãos divinas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+