Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trump: “Amanhã fecham-se quatros longos anos de declínio americano”

19 jan, 2025 - 22:59 • Olímpia Mairos , Manuela Pires

O Presidente eleito dos EUA mostrou-se "emocionado por estar de volta com tantos amigos, apoiantes e verdadeiros patriotas americanos na véspera de retomar o nosso país".

A+ / A-
Trump diz que vai revogar as ações executivas de Biden “poucas horas” após tomada de posse
Trump diz que vai revogar as ações executivas de Biden “poucas horas” após tomada de posse

O presidente eleito Donald Trump celebrou a sua vitória esta noite “na véspera de retomar o nosso país” perante uma multidão reunida em Washington, DC, para um comício.

“Ganhámos”, disse Trump aos seus apoiantes na Capitol One Arena.

“Estou emocionado por estar de volta com tantos amigos, apoiantes e verdadeiros patriotas americanos na véspera de retomar o nosso país. É isso que vamos fazer: retomar o nosso país”, disse Trump.

“Amanhã ao meio dia fecham-se os quatro longos anos de declínio americano e começamos um novo e brilhante dia de força e prosperidade, dignidade e orgulho", promete.

O presidente eleito dos EUA, declarou que "vamos acabar com a invasão das nossas fronteiras. Vamos reclamar a nossa riqueza. Vamos desmantelar o ouro líquido que está nos nossos pés, o ouro líquido. Vamos trazer de volta a lei e ordem para nossas cidades. Vamos restaurar o patriotismo nas nossas escolas".

Trump disse ainda que amanhã vai assinar “muitas” ordens executivas, dizendo à multidão que isso os deixará “extremamente felizes”.

Grandes investimentos para o país

No discurso, Donald Trump prometeu grandes investimentos para o país, afirmando que “a maior empresa de investimentos conhecida como MAC anunciou de vai investir entre 20 e 40 mil milhões de dólares nos EUA”.

“São todos investimentos que vão ser feitos apenas porque ganhamos as eleições”, disse Trump, prometendo “criar empregos para milhões de americanos”.

“Falei também com Tim Cook da APPLE e ele disse que vai fazer um enorme investimento nos estados unidos porque nós ganhamos as eleições”, completou.

'TikTok está de volta'

Segundo Trump, a sua campanha alcançou a “vitória política mais épica” que o país já viu, descrevendo as suas conquistas nos diferentes Estados e com diferentes demografias. Afirmou que o país já está a ver resultados “que ninguém esperava”.

“A partir de hoje, o TikTok está de volta”, declarou, referindo-se ao restabelecimento dos serviços da plataforma para os utilizadores norte-americanos.

Donald Trump vai tomar posse como o 47.º Presidente dos Estados Unidos da América esta segunda-feira, depois de ter vencido as eleições contra Kamala Harris, em novembro.

Trata-se de um regresso à Casa Branca, depois de ter perdido a reeleição para Joe Biden, em 2020.

A vaga de frio polar que atinge a capital dos Estados Unidos alterou os planos e a posse decorrerá no interior do Capitólio, o que já não acontecia desde a reeleição de Ronald Reagan

A cerimónia vai contar com a presença de ex-presidentes e antigas primeiras-damas, mas Michelle Obama já confirmou a ausência.

Entre os líderes internacionais, a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, é a única chefe de governo da União Europeia.


Acompanhe a tomada de posse de Trump, em direto, numa emissão especial no Youtube da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+