21 jan, 2025 - 02:09 • Ricardo Vieira, com Reuters
O Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou esta segunda-feira uma ordem executiva que suspende por 75 dias a proibição da rede social TikTok, que devia ser desligada nos Estados Unidos a 19 de janeiro.
O decreto presidencial ordena que o procurador-geral não aplique a lei do Congresso, para permitir à nova administração Trump “a oportunidade de determinar o curso de ação apropriado em relação ao TikTok”.
Também diz ao Departamento de Justiça para emitir cartas a empresas como Apple, Google e Oracle, que trabalham com o TikTok, "afirmando que não houve violação do estatuto e que não há responsabilidade por qualquer conduta ocorrida durante o período acima especificado."
Questionado sobre a ordem executiva, Donald Trump diz que lhe dá tempo para decidir se a rede social chinesa vai ser vendida ou encerrada nos EUA.
Numa conferência de imprensa na Casa Branca, enquanto assinava decretos presidenciais, Trump admitiu que tem um "fraquinho" pelo TikTok.
Se a China vetar a venda da rede social nos Estados Unidos, o novo Presidente admite retaliar com novas tarifas alfandegárias.