23 jan, 2025 - 15:20 • Redação
O gesto feito por Elon Musk durante o seu discurso na posse de Donald Trump continua a gerar repercussões. Depois de o acontecimento ter sido acrescentado, nesta quarta-feira, na página da Wikipedia dedicada ao multimilionário, Musk começou a atacar a plataforma colaborativa de enciclopédia.
Quem visitar aquela página, com a biografia do dono da rede social X, encontra um vídeo curto do gesto ao lado de uma descrição do momento: "O gesto foi interpretado como uma saudação nazi ou fascista por muitas pessoas, incluindo as políticas Yolanda Díaz, Alexandria Ocasio-Cortez e Jerry Nadler, além da historiadora do fascismo Ruth Ben-Ghia."
No X, Musk partilhou posts da página The Rabbit Hole e acrescentou: “Como a propaganda dos media é considerada uma fonte válida pela Wikipedia, ela naturalmente torna-se uma extensão da propaganda dos media!”
O fundador da enciclopédia, Jimmy Wales, respondeu a Musk: “Existe algo que considere impreciso nessa descrição? É verdade que fez o gesto (duas vezes) e que as pessoas o compararam a uma saudação nazi (muitas pessoas) e é verdade que negou que tivesse qualquer significado."
Jimmy Wales ainda acrescentou que Musk está “infeliz porque a Wikipédia não está à venda”.